José Mendes, Araraquara (SP)
O sensor de nível de combustível participa do processo de identificação dos percentuais dos combustíveis de modo indireto, enviando à central eletrônica do motor (ECU) a informação da variação do nível de combustível no reservatório, sempre que o veículo é abastecido.
É a partir desta informação que a ECU inicia um processo de identificação do tipo de combustível presente no tanque, por meio da medição do resultado dos gases de escapamento. O principal sensor encarregado dessa análise é a famosa sonda lambda, que se encontra instalada no sistema de escapamento (antes do catalisador).
“A partir dos gases resultantes da combustão, é possível identificar qual é o combustível utilizado e qual é o percentual de mistura entre gasolina e etanol”, afirma o engenheiro Diego Riquero Tournier, chefe do centro de treinamento técnico da Bosch.
Mas, segundo ele, existem veículos que contam com um sistema de medição direta para a identificação do percentual de etanol. Nesses casos, se utiliza um sensor instalado na linha por onde passa o combustível, dispensando as informações do sensor de nível do tanque.