Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como fiação de buzina acessível está facilitando invasão a carros da Fiat

Proprietários de Argo, Cronos e Pulse reclamam da facilidade em desligar o alarme dos modelos e furtar objetos no interior dos veículos

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 6 set 2023, 19h14 - Publicado em 6 set 2023, 17h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diz o dito popular que “a ocasião faz o ladrão”, e deve ser isso que tem feito proprietários de modelos Fiat ficarem sem estepe, macaco e outros objetos de seus carros. Os gatunos se valem da facilidade que encontram para desligar as sirenes dos alarmes desses modelos. Basta cortar a fiação da buzina, que é a mesma utilizada pelo alarme. E os fios podem ser facilmente acessados pela parte de baixo dos carros.

    A psicopedagoga Fernanda Camargo Silva, de Porto Alegre (RS), que usa um Argo 1.0 Drive 2021 por assinatura, foi uma das vítimas. Ela conta que percebeu o furto pelo barulho do parafuso do estepe solto batendo na lataria do carro. “Furtaram o estepe, o macaco e a chave de roda, e a fechadura estava praticamente intacta”, diz.

    Autodefesa Pulse

    Depois de dar falta dos equipamentos, Fernanda notou também que a buzina do carro parou de funcionar e, para sua surpresa, o diagnóstico do problema, dado por seu eletricista de confiança, foi “chicote elétrico cortado”.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Esse tipo de situação é bastante comum, segundo o especialista em alarmes automotivos, Anderson Hanna Huffel, de Canoas (RS), dono de um Cronos S-Design 2022, ele próprio vítima dos “amigos” do alheio.

    “Depois de furtarem o estepe do meu carro, e pedirem quase R$ 2.000 para consertar a fechadura e a buzina, sem contar o estepe, decidi colocar tampas antimicha nas portas, parafuso antifurto no estepe e uma buzina auxiliar, para o alarme funcionar”, afirma Anderson.

    Autodefesa Pulse
    (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Por segurança, os donos de Fiat (equipados com chave presencial) preferem perder a opção de abrir as portas utilizando a chave (física) nas fechaduras, como relata o engenheiro de produção Nairyel Mendonça, de Aracaju (SE), dono de um Pulse Audace 2022 e outra vítima.

    A Stellantis afirma que, dos casos apresentados aqui, somente um tem registro de passagem em concessionária. Tendo sido um ato de violação por vandalismo. Segundo a empresa, apesar do trabalho da indústria para tornar os equipamentos mais seguros, não existe dispositivo 100% inviolável. Embora em seus carros não haja vulnerabilidade aparente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.