Como é identificada a necessidade de um recall?

Cinta que levanta o banco do Fox, que acaba prendendo o dedo do consumidor Cinta que levanta o banco do Fox, alvo de um dos recalls mais ruidosos do país, em 2008

Cinta que levanta o banco do Fox, alvo de um dos recalls mais ruidosos do país, em 2008  (/)

Como é identificada a necessidade de um recall? A responsabilidade é do fabricante do carro ou do fornecedor da peça? — Willian Tetsuya, São José dos Campos (SP)

O recall é necessário quando o veículo apresenta vício (defeito) que coloca em risco a saúde e/ou integridade física do consumidor.  Portanto, uma avaria crônica de ar-condicionado, por exemplo, nunca seria alvo de um recall. A realização do chamamento pode ser imposta pelos órgãos de fiscalização do governo ou realizada voluntariamente pela montadora, o que é mais comum.

Segundo Manaceis Lima de Souza, especialista do Procon-SP, alguns defeitos podem surgir em qualquer momento da vida útil do produto. Nesse caso, o recall também é obrigatório, por mais antigo que o modelo seja. A responsabilidade pela realização do recall é sempre da montadora ou importadora do veículo. Mas se alguém comprar uma peça de reposição, será de quem a produziu ou importou. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s