Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: VW Polo e Virtus com problemas na água do radiador

Proprietários reclamam do sumiço do líquido do sistema de arrefecimento de Polo e Virtus 1.0 turbo. Volks já emitiu dois comunicados à rede

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h49 - Publicado em 13 jul 2018, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Autodefesa - Virtus Highline
    Gláucia diz que dá até para ouvir o barulho de água atrás do painel (Cristiano Mariz/Quatro Rodas)

    Verificar constantemente o nível da água do radiador é coisa de carro mais velho, certo? Bem, tem dono de 0 km sofrendo com isso nos últimos meses: proprietários de Polo e Virtus com motor 200 TSI (1.0 turbo) relatam que o líquido de arrefecimento anda sumindo.  

    Publicidade

    “Quando levei meu carro para um conserto, percebi que o nível estava baixo. A concessionária não fez nada e eu tive de completar o reservatório por minha conta”, diz o militar Diego Lopes, de Recife (PE), dono de um Polo Comfortline 200 TSI 2017.

    Publicidade

    Apuramos que em um grupo de WhatsApp de donos de Polo e Virtus cerca de 50 pessoas relataram essa falha.

    O sumiço do líquido, porém, costuma ser acompanhado por dois inconvenientes. O mais comum é um ruído característico dentro do veículo.

    Publicidade
    VW Virtus
    O problema envolve os motores EA211 1.0 TSI usado no Polo e Virtus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    “Desde os 1.800 km, eu ouço o barulho de água borbulhando no painel, como se estivesse escorrendo dentro da caixa de ar”, explica a empresária Gláucia Formiga, de Brasília (DF), que tem um Virtus Highline 200 TSI 2018.

    “A autorizada disse que pode ser algo no sistema de ar-condicionado e pediu 20 dias para fazer o conserto.”

    Publicidade

    Outro inconveniente é um vazamento na cabine, como lembra a contadora Camila Minetto, de Cerqueira César (SP), que tem um Polo Comfortline 200 TSI 2017.

    “O vazamento apareceu com seis dias de uso. Quando verifiquei o carpete do lado do motorista, estava encharcado. A carroceria e os trilhos do banco apresentam hoje pontos de ferrugem.”

    Publicidade
    motor
    O vaso de expansão do sistema de arrefecimento possui um sensor de nível (Divulgação/Volkswagen)

    Para tentar resolver o problema, a VW enviou à sua rede autorizada duas Instruções Técnicas do Produto (ITP). A primeira (2048579/1) foi emitida em 15 de fevereiro e se refere aos casos em que um vazamento atinge a correia de acessórios (poly-V), que move a bomba d’água utilizada no sistema de arrefecimento.

    A segunda (2049945/3), de 16 de abril, orienta o procedimento a seguir caso os clientes reclamem que o líquido de arrefecimento está diminuindo.

    Publicidade

    Consultada, a Volkswagen do Brasil nos encaminhou o seguinte posicionamento:

    O POVO RECLAMA

    “No meu carro, a água está baixando sempre. E eu soube que outros Polo e Virtus possuem esse mesmo problema. A autorizada disse que precisará tirar o painel para trocar uma peça.” – Bruno Nery Lopes, de Brasília (DF), dono de um Virtus Highline 2018

    Continua após a publicidade

    “Percebo o barulho de água principalmente quando acelero o motor. Ao colocar o carro  em movimento, tanto para a frente quanto para trás, escuto o líquido se movimentando atrás do painel.” – Pablo Campbell, Vitória (ES), dono de um Polo Comfortline 2018

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.