Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: Fiat Toro e Jeep Renegade e a carbonização no motor diesel

Proprietários de carros Stellantis, equipados com o motor Multijet 2.0 diesel, reclamam da carbonização que afeta modelos que rodam no trânsito das cidades

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 28 ago 2024, 12h00 - Publicado em 28 ago 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Proprietários de Fiat Toro e Jeep Renegade, equipados com o motor 2.0 Multijet diesel, se queixam de carbonização no sistema de admissão, o que provoca perda de desempenho e aumento do consumo. Este é o caso da Toro Ranch 2021, com 50.000 km rodados, do dentista Antônio Azevedo Neto, de São José dos Campos (SP).

    “Algumas vezes, não passava de 20 km/h nas subidas”, afirma Antônio, lembrando que nessa hora aparecia uma mensagem no painel mandando verificar o motor. “Na oficina identificou-se a necessidade de se fazer a descarbonização e o veículo ficou melhor.”

    Oficina Autodefesa 2.0 Multijet Diesel
    Carbono é uma massa escura, seca ou úmida, que se acumula no interior dos motores, prejudicando seu funcionamento (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

    No canal da Autoelétrica Lazarotto, encontramos o advogado Maykel Soares Leite, de Anchieta (SC), dono de uma Toro Volcano 2.0 diesel 2017, com o mesmo problema.

    O engenheiro mecânico André De Maria, do Autocentro Confiar, de Belo Horizonte (MG), conta que está acostumado a atender uma média de três carros por semana com o problema de carbonização excessiva da admissão.

    Continua após a publicidade
    Oficina Autodefesa 2.0 Multijet Diesel
    (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)
    Oficina Autodefesa 2.0 Multijet Diesel
    (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

    “Atendemos uma Fiat Toro com 24.000 km, mas o comum é que seja a partir de 40.000 quilômetros rodados. No checklist, fizemos inspeção do sensor MAP (responsável pela pressão e temperatura do ar admitido) da válvula borboleta e, com boroscópio (sonda com câmera na ponta que permite, por meio de uma tela, ver o motor por dentro, sem a necessidade de abrir), constatamos carbonização excessiva em cima das válvulas de admissão”, conta André.           

    Continua após a publicidade

    A carbonização é percebida como uma espessa capa de carvão, podendo ser seca ou úmida, lembrando piche. A remoção do carvão dura em média três dias e custa a partir de R$ 9.800, incluindo troca da correia de sincronismo do motor, a bomba d’água, limpeza do sistema de arrefecimento e de toda a admissão, incluindo EGR, borboleta, admissão e as válvulas de admissão do cabeçote, com jateamento de casca de nozes”, explica André.

    Oficina Autodefesa 2.0 Multijet Diesel
    (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)

    Procurada, a Fiat diz que não identificou registros de casos como os relatados em seu serviço de atendimento aos clientes. E esclareceu que o acúmulo de resíduos é passível de ocorrer ao longo da vida útil dos motores, podendo ser agravado por ausência de manutenção adequada e uso de combustíveis de má qualidade ou fora das especificações técnicas.

    Continua após a publicidade

    O povo reclama

    “Após os serviços, o veículo ficou com a aceleração mais linear, trocas de marchas mais suaves e o consumo melhorou.”
    Dono de um Renegade Sport 2015, Niterói (RJ), que pediu para não ser identificado

    “Meu carro entrou em modo de emergência, acendeu a luz de injeção e a do DPF. Terei de descarbonizar a válvula EGR e todo o coletor de admissão.”
    Victor Hugo Salvadori Fagundes, engenheiro, Londrina (PR), dono de Toro Freedom 2016

    “Infelizmente, eu tive o problema de carbonização da admissão, válvula EGR e tive de fazer o remap.”
    Dono de uma Toro Freedom diesel 2016, Itapetininga (SP), que pediu para não ser identificado

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.