O sintoma mais comum é um ruído metálico nos freios, que em alguns casos evolui para uma falha de frenagem. Esse é o drama que vivem alguns proprietários de New Fiesta, como o engenheiro Felipe Éder Carvalho, de Belo Horizonte (MG), dono de um modelo 2014.
“Dois dias após eu pedir a verificação por excesso de barulho, bati na mureta central da Rodovia Fernão Dias. Os freios falharam no meio de uma curva”, diz ele. Felipe conta que, na concessionária, o técnico afirmou que não havia nenhuma falha no sistema. “Apenas completaram o nível do fluido de freio.”
Pelo menos, quando o defeito é registrado em vídeo, a conversa com a autorizada fica mais fácil, como aconteceu com o analista de sistemas Thiago Gonçalves. Ele conta que teve problemas enquanto fazia o test-drive em um Fiesta 1.6 SEL novo, que pertencia a uma revenda Ford de Goiânia, (GO).
“Como sou youtuber, comecei logo a gravar. Quando fui fazer uma curva para o câmera, que estava do lado de fora do veículo, o freio falhou e passei reto. O automóvel só parou em um alambrado que havia no local”, conta.
Os acidentes, no entanto, são situações mais raras: o mais comum são os ruídos, fato reconhecido por cinco concessionárias que consultamos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em três delas, o mecânico ainda garantiu que se tratava de uma falha no projeto do freio.
“Começou com um ruído metálico na dianteira, quando rodava em piso irregular”, relembra o engenheiro Lucas Tavares de Barros, de Belo Horizonte (MG), dono de um Fiesta 2014. “Com o tempo, o barulho aumentou até ficar constante, mesmo em asfalto liso. Na oficina, trocaram as pinças e o barulho sumiu.”
Consultada, a Ford diz que, dos casos apurados pela reportagem, quatro não constam no seu serviço de atendimento ao cliente, um está na esfera judicial e o outro já foi contatado.
O POVO RECLAMA
“Aos 2.000 km, percebi os ruídos no sistema de freios. A autorizada disse que eram as pinças com folga, comum nos Fiestas, e que a Ford recomenda instalar uma presilha de plástico para prender o componente. Trocaram as peças, mas o barulho voltou. O mecânico disse que não tinha o que fazer, pois, o defeito está no projeto das pinças.” Líniquer F. da Silva, funcionário público, Cambuci (RJ)
“Desde que comprei meu carro, tive de voltar várias vezes à concessionária para tentar resolver o barulho nos freios, mas nunca resolveram.” José Gledison Rocha Pinheiro, professor, Salvador (BA)