O ar-condicionado só é lembrado quando há a necessidade de amenizar o calor e há meios de maximizar sua eficiência em dias quentes. Mas ele também pode (e deve) ser utilizado em diferentes climas e situações, mas de forma diferente. Nessas situações, abrir ou fechar a recirculação do ar pode fazer toda a diferença.
A maioria dos motoristas costuma deixar a recirculação do ar fechada, evitando que o sistema puxe o ar de fora. Isso realmente faz o ar gelar mais rápido — afinal, o ar interno estará mais frio que o externo. Contudo, seu uso não é recomendado a todo momento.
Há diferentes condições climáticas que exigem o uso do ar-condicionado de maneiras distintas, para melhorar o seu desempenho.
Nos dias quentes, se o seu carro estiver parado no sol, o mais indicado é andar por um tempo com as janelas abertas, para que o ar quente da cabine seja renovado e aí sim possa ser resfriado para manter a temperatura agradável.
Caso esteja na garagem ou em outro lugar mais fresco, você pode só ligar o ar-condicionado e seguir viagem. Independente das situações, é interessante fechar o recirculação, para manter a cabine na temperatura mais agradável possível e não fazer exigir demais do ar-condicionado.
Entretanto, é importante observar que não é recomendado manter a recirculação fechada por longos períodos. Isso porque a concentração de CO2 na cabine pode aumentar, causando sonolência aos passageiros. Nesse caso, recomenda-se sempre abrir o ar de fora de tempos em tempos, para garantir a oxigenação do ambiente. A maioria dos carros com ar automático faz isso por conta própria.
Já em dias muito frios, uma estratégia interessante é não ligar o ar-condicionado e deixar apenas a recirculação aberta. Como a temperatura já estará mais amena, você não precisará aumentar o consumo do seu carro para resfriar o ar. Vale ressaltar que o equipamento pode fazer o carro consumir até 10% a mais de combustível além de roubar até 15 cv do motor.
Mesmo que não exista necessidade de ligar o ar-condicionado no inverno, é importante você ligá-lo pelo menos duas vezes ao mês. Não precisa ser por muito tempo, alguns minutos já bastam. Isso garante que nenhuma peça do conjunto irá ressecar ou oxidar, aumentando a sua vida útil. Também evita a umidade, que pode levar à proliferação de mofo e consequente mau cheiro no sistema.
Quando está chuvoso, aí não tem jeito: ar-condicionado sempre ligado. Para evitar que os vidros embacem, é necessário direcionar o vento para o para-brisas.
Abrir a ventilação externa e aumentar um pouco a temperatura também ajuda. Não precisa deixar o carro um forno, mas ao subir a temperatura do ar-condicionado os vidros ficarão mais quentes, evitando que a água condense e embace o para-brisas.
Porém, todas essas dicas são válidas para situações comuns de trânsito, ou seja, quando o tráfego está fluindo bem. Mas em congestionamentos a coisa muda.
Nesse caso, há muitos carros próximos emitindo poluentes e, deixando o ar de fora aberto, você jogará todo esse ar sujo para dentro do seu veículo, aumentando a concentração de CO2 na cabine e trazendo mau cheiro. Então, sempre deixe o ar-condicionado ligado circulando apenas com o ar interno, mas não se esqueça de abrir o externo depois que sair do trânsito pesado.