Aquaplanagem: o que é e como evitar nas épocas de chuvas
Em épocas de chuva, a atenção no trânsito deve ser redobrada e deve-se ficar muito atento com a aquaplagem. Aprenda o que fazer nessa situação

O verão já está aí e com ele vem a época de chuvas. Quando o asfalto está molhado, todo motorista sabe que a atenção deve ser redobrada, afinal, você está sujeito a passar por um fenômeno que pode ser muito perigoso, principalmente em velocidades mais altas. É a famosa aquaplanagem.
Ela acontece quando o carro passa por uma lâmina de água, fazendo com que os pneus percam a aderência com o solo. Nessa situação, mesmo que você vire o volante, o carro pode continuar seguindo em frente, fazendo com que você perca o controle se não agir da maneira correta.
Por sorte, é fácil sair e evitar a aquaplanagem e é isso que iremos ensinar agora.
Como evitar a aquaplanagem?
Em situações de chuva, o melhor é não dar chance para o azar. Para isso, você deve sempre ter muita atenção com o estado dos seus pneus.
Jamais ande com os pneus carecas, afinal, são os sulcos em sua superfície que fazem o escoamento da água acumulada. Para isso, fique de olho no TWI, que é o indicador de desgaste dos pneus. E, claro, sempre mantenha-os calibrados, seguindo exatamente a pressão descrita no manual do proprietário.

Ele é indicado por pequenas barras e, quando nivelado com os sulcos, é um indicativo que está na hora de trocar os pneus. Segundo o Contran, é proibido que os carros rodem com sulcos com menos de 1,6 mm de profundidade. Logo, além de garantir mais segurança na pista, eles também vão garantir que o seu veículo esteja dentro das normas.
Além do mais, a aquaplanagem ocorre com ainda mais facilidade se a banda de rodagem estiver desgastada acima dos 70% da espessura original. Ou seja, o fato dos pneus estarem em conformidade com a lei não evita uma aquaplanagem.
Fora os pneus, os freios também precisam estar em boas condições, já que em situações como essa eles também serão de grande ajuda para manter o carro estável na pista molhada.
Na chuva, redobre a atenção
Ainda falando de boas práticas para evitar a aquaplanagem, vale reforçar aquilo que aprendemos na auto escola: redobre a atenção na chuva. Mantenha uma distância ainda maior para o carro da frente, pois fica mais fácil você prever o que vai acontecer.

Também evite dirigir em velocidades mais altas. Tente ficar abaixo do limite de velocidade estabelecido, afinal, quanto mais rápido, mais chances o carro tem de perder a aderência com o solo. Além disso, carros com pneus mais largos, por conta da área de contato maior com o solo, têm maior tendência à aquaplanagem.
Quanto maior a superfície de contato do pneu com a lâmina d’água, menor é a pressão exercida, o que faz com que o pneu flutue sobre a lâmina. O certo seria romper a água, permitindo o contato do pneu com o asfalto.
Uma dica é se atentar ao carro da frente. Além de manter uma distância segura, observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água desaparece muito rápido Quando isso acontece, o risco de aquaplanagem é maior.
Condições que aumentam as chances de aquaplanagem
- Velocidade do veículo acima de 80 km/h. Há menos tempo para que os pneus façam o escoamento da água em suas ranhuras;
- Qualidade do asfalto. Irregularidades e falhas no escoamento da água contribuem para a formação de poças;
- Condições dos pneus. Talvez o fator mais determinante, pois pneus muito gastos ou com a calibragem errada facilitam a aquaplanagem.
O que fazer quando passar por uma aquaplanagem?
A primeira coisa que você deve fazer é manter a calma. Quando o carro começa a aquaplanar, muitos podem se assustar com a situação e tentam desviar da poça d’água ou mesmo frear bruscamente. É exatamente isso que você não deve fazer!
Ao perceber que seu veículo vai aquaplanar, primeiro, segure firmemente o volante para mantê-lo reto. Também vá aliviando o acelerador gradativamente até que os pneus retornem o contato com o solo.

facilmente percebida (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A tendência é o carro ir perdendo velocidade com o contato com a água. Depois do primeiro contato com a superfície alagada, mova o volante suavemente para os lados para saber se os pneus já recuperaram o contato com o solo. Quando sentir que a situação está normal, você pode seguir normalmente. Também é de bom grado ligar o pisca alerta durante a situação para avisar quem está vindo atrás de que aquela zona é perigosa.
É possível saber quando a pista está propícia para a aquaplanagem. Além do sinal mais óbvio que é a chuva, você também sentirá uma resistência da água contra os pneus.
Orientações no caso de aquaplanagem
- Não freie bruscamente. Travar as rodas só aumenta a chance de perder o controle do carro.
- Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade. Não tente mantê-la constante, pois, dependendo do tipo de aquaplanagem, isso pode piorar a situação;
- Mantenha o volante em linha reta. Como na aquaplanagem os pneus estão deslizando sobre a água, virar as rodas não vai mudar o curso do carro, que seguirá na mesma direção. Entretanto, quando as rodas voltarem a tocar a pista, podem fazer o motorista perder o controle caso estejam viradas em outra direção