Longa Duração: rodar na chuva é um problema para o Nissan Kicks

Nosso Kicks ganha duas reclamações ao rodar sob chuva: tendência à aquaplanagem e obstrução dos retrovisores externos

O repórter Guilherme Fontana anotou no diário. “Tendência muito forte à aquaplanagem. Mesmo rodando a 80 km/h, bastava passar por uma poça para sentir o pneu perder contato com o piso”, disse Guilherme.

Em geral, SUVs compactos demonstram justamente o contrário: “Nosso EcoSport de Longa Duração, desmontado em 2014, por exemplo, andava muito bem na chuva, por conta, justamente, dos pneus com largos e profundos canais de drenagem. Mas não é o caso do Kicks”, comenta o editor Péricles Malheiros.

Em viagem a Belo Horizonte (MG), o repórter Henrique Rodriguez pegou chuva com o Kicks: “Além de também notar a tendência à aquaplanagem, me incomodei com a aerodinâmica, que direciona toda a água retirada pelo limpador esquerdo para a janela lateral. O problema é que o fluxo passa justamente na linha do retrovisor, atrapalhando a consulta do motorista”.

Nissan Kicks – 15.761 km

Consumo

  • No mês: 7,7 km/l com 32,3% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,1 km/l com 24,3% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.749

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Anuar Martins

    Pois eu não note isso. Peguei quase duas horas de chuva de moderada a forte na BR-153 e mantive uma velocidade de 90 a 100 Km/h e achei o KICKS muito estável… Vai entender…

  2. Anuar Martins

    Verdade seja dita: os pneus do KICKS não possuem sulcos muito evidenciados nas laterais que possam facilitar o escoamento da água. Pode ser este o problema… Vou ficar atento.

  3. Desde quando pneu mais largos são favoráveis na chuva quatro rodas?
    E para um suv mesmo compacto 205 não é nenhum sinônimo de largo e sim adequado, hoje em dia até um carro compacto pode vir com pneus 195, qualquer carro médio hoje em dia que se preze tem pneus no mínimo 205.
    O desenho da banda de alguns “suvs” são misto 70% on e 30% off o que de fato favorece no escoamento porém o kicks usa um pneu 100% passeio, igual a de um carro comum, Se o carro tem mal comportamento na chuva deve-se ao fato dele ser leve e seu pneu não ser bom de chuva, 15.000km o pneu ainda tem aparência de novo, não deveria comprometer em nada o desempenho na chuva.

  4. isso é muito grave!!

  5. Jorge Nicolau

    Tive esta mesma sensação com um EcoSport ao subir a serra do mar entre Caiobá e Curitiba debaixo de um aguaceiro, eu rodava como se estivesse no seco enquanto todo mundo reduzia a velocidade, a sensação de segurança era surpreendente.

  6. Ralp Lav (RalpLav81)

    É realmente Kicks deve estar incomodando mesmo. Em nenhum momento se falou da marca do pneu, atribuindo-se a questão exclusivamente ao carro. Bom as opiniões de donos em sites que pedem renavam para análise dos reviews já está valendo mais a pena.

  7. Falha grosseira do artigo, faltou dizer que m…. de pneu estava sendo usado. Aquaplanagem está mais relacionado ao pneu utilizado do que ao carro.