Com motor 1.0 três cilindros, Sandero e Logan partem de R$ 42.200

Novo motor 1.0 três cilindros é o mesmo que estará no Kwid brasileiro

renault-sandero-vibe-1

A Renault já começa a oferecer no Brasil a linha 2017 de Sandero e Logan, cuja principal novidade é o novo motor 1.0 SCe de três cilindros. Com ele, o Sandero teria ficado 19% mais econômico e o Logan, 16%. Contudo, o Sandero passa a custar a partir de R$ 42.200 (aumento de R$ 1.100) e o Logan parte dos R$ 46.300 (aumento de R$ 1.710).

LEIA MAIS:

> Futuro nacional, Renault Kwid aparece como conceito ao estilo SUV

> Renault Alaskan é revelada e chega ao Brasil em 2018

> Após 17 anos, Renault Clio teve sua produção encerrada

O motor 1.0 12V SCe também é chamado de BR10. Trata-se de um projeto completamente diferente do 1.0 três cilindros do Nissan March. Na verdade, ele é inédito no mundo e pertence à mesma família do motor 0.8 três cilindros do Renault Kwid vendido na Índia.

motor-1-0-sce

Entre os principais destaques do 1.0 SCe estão duplo comando de válvulas variável, comando por corrente (e não por correia dentada como na grande maioria dos motores Renault), bloco e cabeçote feitos de alumínio, biela fraturada, virabrequim forjado e peças móveis com revestimento de baixo atrito. 

renault-logan-2017-1

Quanto aos números, este 1.0 12V gera 82 cv a 6.300 rpm e 10,5 kgfm de torque com etanol a 3.500 rpm. Para efeito de comparação, o anterior 1.0 16v D4D de quatro cilindros que ele aposenta tem 80 cv a 5.750 rpm e 10,5 kgfm de torque a 4.250 rpm. Com potência máxima aparecendo mais tarde e o torque mais cedo, a tendência é que este novo motor se mostre mais elástico no uso, mesmo com um cilindro a menos.

Nos testes do Inmetro, o Sandero com este novo motor fez 14,2 km/l de consumo urbano com gasolina, melhora de 19% frente o antigo (que fazia 11,9 km/l). E os 13s que cravou no 0 a 100 km/h nas medições da Renault são 8% melhores.

renault-logan-2017-2

No caso do Logan, a média urbana de 13,8 km/l com gasolina representa melhora de 16% no consumo. Já o 0 a 100 km/h de 13s também é 8% melhor do que quando usava o motor antigo (11,9 km/l).

Este motor também será usado pelo Renault Kwid nacional. Como o novo compacto terá aproximadamente 800 kg, a relação peso-potência será bastante interessante.

renault-sandero-vibe-2

Para marcar a estreia do novo motor, a Renault está relançando o Sandero Vibe. Lançado pela primeira vez em 2009, novamente será vendido como serie limitada fazendo as vezes de versão mais cara com motor 1.0. Tem rodas de liga-leve aro 15″ grafite, faróis de neblina, detalhes cromados na carroceria, detalhes verde-fluorescente no interior e as mesmas lanternas acinzentadas do Sandero Stepway.

Preços dos Sandero e Logan 1.0 SCe:

Sandero Authentique 1.0 SCe:  R$ 42.400
Sandero Expression 1.0 SCe Série Especial:  R$ 44.950
Sandero Vibe 1.0 SCe:  R$ 47.100
Logan Expression 1.0 SCe Série Especial:  R$ 46.300
Logan Authentique 1.0 SCE Série Especial:  R$ 48.200
renault-sandero-vibe-3

(Divulgação/Quatro Rodas)

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Sergio Augusto

    Ficou complicado fazer comentários na QR muito burocrático, quando o site começa a melhorar, vem as mudanças e sumiram os comentários !!! me corrija se eu estiver errado ?

  2. Concordo. A outra plataforma era bem melhor.

  3. Rogimar J. Silva

    Compro um usado de outra categoria, mas não pago 42000 nesse carro nem a pau….