BMW M4 CS: o mais potente Série 4 em produção

Versão CS tem 10 cv a mais e pesa 32 quilos a menos do que o M4 convencional

(divulgação/BMW)

Diferente da Mercedes-Benz, que antecipou seu futuro sedã compacto e mostrou o novo Classe S, a BMW revelou em Xangai um novo modelo CS – sigla historicamente identificada aos cupês esportivos da marca.

O M4 CS será posicionado entre as versões M4 GTS e M4 Competition Package. O novo modelo, aliás, já chega com o status de M4 mais potente em linha atualmente – a produção do GTS, com até 500 cv, já foi encerrada, embora ainda existam unidades à venda.

Sistema de escapamento é o mesmo do M4 Competition Package (divulgação/BMW)

Acoplado a uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas, o motor 3.0 de seis cilindros em linha com dois turbocompressores foi modificado para render 460 cv e 61,2 mkgf de torque máximo – um ganho de 29 cv e 5,1 mkgf em relação ao M4 convencional e 10 cv e 5,1 mkgf na comparação com o M4 Competition Package.

Motor 3.0 de seis cilindros entrega 460 cv, 10 cv a mais que o M4 normal (divulgação/BMW)

Dados divulgados pela BMW informam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, sendo 0,3 segundo mais rápido do que a M4 Competition Package. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h.

Há três modos de condução (Normal, Sport e Sport+) e o controle de estabilidade possui uma configuração chamada M Dynamic Mode, a qual permite ao motorista realizar manobras de derrapagem (mais conhecidas como “drifting”) controladas.

Interior tem forração de Alcantara e a sigla CS acima do porta-luvas (divulgação/BMW)

Bancos do tipo concha trazem as cores da divisão Motorsport (divulgação/BMW)

Entre as mudanças realizadas pela marca, o CS ganhou molas e amortecedores mais rígidos, barras antitorção mais largas e rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás, além do mesmo sistema de escape de 80 milímetros do Competition Package.

Várias peças são feitas de um tipo de plástico reforçado com fibra de carbono, como o teto, spoilers e difusor frontal. Juntamente com as novas portas mais leves, o M4 CS pesa 32 quilos a menos do que o M4 e 10 kg a menos do que o M4 Competition Package.

Até os puxadores de porta foram substituídos para aliviar peso (divulgação/BMW)

Opcionalmente, o esportivo pode vir com sistema de freios com discos de carbono-cerâmica e pinças de seis pistões na frente e quatro pistões na traseira.

Rodas são de 19 polegadas na frente, com opção de discos de freio de cerâmica (divulgação/BMW)

O M4 CS será vendido no mercado alemão por 116.900 euros, um aumento de 40.200 euros em relação ao M4 Coupé. Seu lançamento em outros mercados (como a América do Norte) está previsto para o começo de 2018.

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