Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Sinais de fumaça

Donos de BMW 120i e 320i reclamam de falhas de motor, alto consumo de óleo e excesso de emissões

Por Waldez Carmo Amorim | foto: Eugênio Sávio
Atualizado em 22 abr 2021, 14h41 - Publicado em 6 fev 2013, 11h52

auto-defesa auto-defesa

Os importados alemães sempre foram reconhecidos pelo refinamento na construção e pela robustez mecânica. Por isso causa surpresa a um dono de BMW quando descobre que o motor começa a apresentar falhas de funcionamento, consumo elevado de óleo e fumaça em excesso, que é o caso de alguns registros com os modelos 120i e 320i com o motor N46 de 2 litros que equipam os modelos 2004 a 2011.

Entre eles está o 320i 2008 da advogada Carolina Antunes, de Belo Horizonte (MG). Ela reclama que o motor, que tem 60 000 km, apresentava engasgos nas trocas de marcha e que a luz de alerta do óleo acendia a toda hora. “A cada 400 km, colocava 1 litro de óleo. Eu até comprava em embalagens maiores. No fim, gastei mais de 6 000 reais para retificar o motor. A autorizada dizia que não sabia o que era, pois não vazava óleo pelo motor nem na garagem.”

Além do alto consumo de óleo, os donos ainda reclamam do excesso de fumaça, como relata o funcionário público Marco Antônio Andrade, dono de um 320i 2007 com 59 000 km. “Não podia parar mais de 2 minutos no sinal que a fumaça cobria o carro. Sem falar da falta de potência nas saídas e do alto consumo de gasolina.” Marco diz que teve de retificar o motor, o que lhe custará 7 500 reais.

Alguns tiveram a oportunidade de ver o mesmo defeito nos dois modelos da marca, como o empresário Pedro Henrique Alves, de Belo Horizonte (MG), que tinha um 120i e um 320i, ambos 2007 e com menos de 51 000 km. “Nos dois aconteceu o mesmo: o óleo baixava quase 1 litro por semana e o motor perdia potência. Após levar a quatro oficinas e gastar mais de 10 000 reais, preferi vendê-los.”

Continua após a publicidade

Segundo Herbert Pinho, dono da Alpina, oficina especializada em BMW, de Belo Horizonte (MG), o problema está nos retentores das válvulas. “Eles ressecam quando o motor passa dos 50 000 km. A partir daí, o óleo começa a ser queimado dentro da câmara de combustão, por isso não se vê sujeira no motor ou no chão.” Ele explica que a solução é abrir o motor e trocar os retentores. “Essas peças não foram feitas com material para suportar a temperatura e o combustível do Brasil”, afirma. Herbert conta que já atendeu em sua oficina 15 casos como esses e que o conserto sai por 7 000 reais.

O POVO RECLAMA

“À medida que o motor esquentava, mais fumaça saía pelo cano de descarga e cobria todo o
carro. Na autorizada, disseram que já atenderam diversos casos iguais ao meu.”

Gilberto Alves Dias Fernandes, empresário, contagem (MG), dono de um BMW 320i 2006

Continua após a publicidade

RESPOSTA

Segundo a BMW, apesar do grande volume de vendas dos modelos 120i e 320i no Brasil, “apenas poucos casos isolados” foram registrados. A marca atribui o problema no motor a “quilometragens avançadas, ausência de manutenção, tempo excedido na troca do óleo lubrificante do motor e utilização de combustível de baixa qualidade”.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.