Entre todas as versões do Volkswagen Polo 2023, apenas a versão 1.0 MPI (aspirado) ficou mais cara enquanto as versões TSI (com motor turbo) ficaram mais baratas. Passou dos R$ 78.855 para R$ 82.990 – um aumento de exatos R$ 4.135. Mas houve melhora nessa versão de entrada? É o que tentamos responder neste primeiro contato com ele.
Vale adiantar que o conjunto mecânico está mantido o mesmo. O motor três-cilindros 1.0 aspirado entrega os mesmos 84 cv e 10,3 kgfm, e continua combinado com o câmbio manual de cinco marchas.
Básico, mas nem tanto
Algumas novidades saltam aos olhos, como os faróis de led que projetam um facho luminoso com quase o dobro do alcance das lâmpadas de filamento (130 m contra 70 m). O único concorrente com algo parecido é o Peugeot 208 Style 1.0, de R$ 84.990. Mas seus faróis são full-led pois, ao contrário do Polo, tem setas de led.
Como antes, o novo Polo MPI segue com quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado analógico, chave canivete, assistente de partida em rampas, rodas de 15 polegadas com calotas, frenagem automática pós-colisão, alerta de frenagem de emergência, bloqueio eletrônico do diferencial, vidros elétricos dianteiros (ele perdeu o acionamento elétrico dos vidros traseiros) e central multimídia (Composition Touch) com Android Auto e Apple CarPlay de 6,5’’.
Fazendo um paralelo com os principais concorrentes, o VW Polo tem um bom pacote de equipamentos. Mas se por um lado seu controle de tração emula um bloqueio eletrônico do diferencial (item exclusivo entre os 1.0 aspirados), continua devendo airbags de cortina (quer Onix e HB20 têm de série em todas as versões).
A central multimídia é a menor da categoria com tela de 6,5”. Onix e HB20 têm central com tela de 8” e 208 e Citröen C3 contam com tela de 10 polegadas. Em contrapartida a “Composition Touch” tem funcionalidade intuitiva com conexão com Apple Car Play e Android Auto por cabo. E é bastante estável.
Uma das novidades da linha 2023 são as duas entradas USB-C no console central. Mas, vale lembrar que trata-se de uma conectividade básica e se você for um pouco mais exigente nesse quesito, vale migrar para as versões equipadas com a central VW Play, a Comfortline e a Highline.
Interior espartano
O interior é simples como já era esperado e como já se via no passado. Mas alguns detalhes evidenciam ainda mais a simplicidade como o tratamento dos plásticos rígidos que compõem o painel com uma textura porosa, que não agrada ao toque. A faixa central tem um acabamento texturizado mais agradável, mas fosco.
Mesmo o quadro de instrumentos analógico foi simplificado. O leitor pode se lembrar que antes o marcador de temperatura do motor ficava dentro do aro do conta-giros e o marcador do tanque, dentro do aro do velocímetro. Agora a informação do tanque é exibida na tela de cristal líquido monocromático, cuja resolução é pior que a antiga. Parece uma variação dos instrumentos que equiparam a versão mais básica do Polo em 2018.
Os bancos são revestidos em tecido com nova padronagem e são inteiriços, com o encosto de cabeça integrado; Esse estilo que surgiu no Up há sete anos se torna padrão em todas as versões na linha 2023. Não há ajuste elétrico dos retrovisores, mero ajuste de altura da direção e ainda perdeu os vidros elétricos traseiros, que antes eram de série nesta versão.
Como anda o Polo 1.0 2023
Desde que o Ford Ka saiu de linha, o VW Polo MPI é (ao lado do Gol, por enquanto) o 1.0 aspirado mais potente do mercado, com 84 cv. O HB20 oferece 80 cv, enquanto o Onix alcança 82 cv. Já C3, 208 e Argo equipados com o motor firefly, proporcionam até 75 cv.
Independente dos números, demonstrou bom fôlego nas acelerações e retomadas. Ainda que o torque máximo (10,3 kgfm) esteja disponível apenas aos 3.000 rpm. ainda é um motor elástico para os padrões do seu segmento.
O câmbio com engates curtos e precisos também contribui para essa agilidade e traz uma dirigibilidade agradável. A assistência elétrica do volante também agrada e sua precisão traz segurança em curvas mais acentuadas.
Não tivemos oportunidade de levá-lo pra nossa pista, mas a Volkswagen alega que o 0 a 100 km/h é cumprido em 13,5 segundos. Um pouco mais lento que o Onix, que cumpre a prova em 13,2 segundos. Já o 208 fez em 14,3 segundos e o HB20 em lentos 14,7 segundos.
O consumo declarado foi de 14 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada — bons números, mas ainda consome mais que o rival Chevrolet Onix, que fez 13,9/17,6 (urbano/rodoviário) nas nossas medições.
O Polo, mesmo na versão de entrada, é um produto robusto e já está consolidado em nosso mercado. Mas o preço de R$ 82.990 o coloca diante de rivais tão ou mais equipados que ele. Vale lembrar que o Polo MPI não será a versão de entrada da linha: no começo do próximo ano estreia o Polo Track, substituto do Gol e que deve compartilhar do mesmo conjunto mecânico e ser ainda mais simples. Cena para os próximos capítulos.
Ficha Técnica – VW Polo 1.0 MPI 2023
- Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 16,3/9,5 mkgf a 3.000/4.000 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica, 10,6 m (diâmetro de giro)
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
- Pneus: 185/65 R15
- Peso: 1.070 kg
- Dimensões: comprimento, 407,4 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,1 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 300 l, tanque de combustível, 52 l