Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste: Ram Rampage 2.2 turbodiesel fica mais rápida sem corrigir incômodos

Mesmo com um ano de mercado, a picape já troca seu motor a diesel por uma opção mais moderna e potente

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 nov 2024, 10h09 - Publicado em 13 nov 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As vendas de carros a diesel vêm caindo consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Entre os motivos estão o alto valor do litro do óleo e a redução de suas vantagens em consumo diante de motores a gasolina mais modernos. Porém, as picapes seguem com apelo para esse tipo de motor, e a Ram Rampage é prova disso.

    Ela foi escolhida para estrear um novo motor a diesel na linha brasileira da Stellantis, que substitui o utilizado anteriormente – mesmo que a picape tenha pouco mais de um ano. A versão Laramie, única disponível para testes no momento, é a topo de linha equipada com a novidade, e parte de R$ 272.990.

    Rampage Laramie 2.2
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É fato que o antigo motor, um 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,8 kgfm, o mesmo ainda utilizado na Fiat Toro e nos Jeep Compass e Commander, não fazia jus ao posicionamento da Rampage.

    Em nossos testes, a versão Laramie anterior foi de 0 a 100 km/h em longos 12,9 segundos – próximo de um Onix 1.0 aspirado, que levou 13,2 segundos na mesma prova.

    Agora, sai o 2.0 e entra um 2.2 turbo diesel com 200 cv e 45,9 kgfm. A motorização é sempre acompanhada pelo já conhecido câmbio automático de nove marchas (que também passou por uma recalibração), e pela tração 4×4 automática com reduzida.

    Continua após a publicidade

    Ram Rampage Laramie 2.2 diesel 2025

    Com esse conjunto, a melhoria no desempenho é significativa. Nos nossos testes, a Rampage com novo motor foi de 0 a 100 km/h em 10,89 segundos. As médias de consumo ficaram próximas das antigas, com 11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Antes, elas eram de 11 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

    Porém, mesmo com os números mostrando as melhorias, a Rampage a diesel ainda passa longe de ter o desempenho como atrativo – proposta reservada às versões com motor 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv.

    Mesmo na curta experiência com a picape, ainda em um circuito fechado, é nítida a demora nas respostas para acelerações mais fortes, seja em retomadas ou em saídas a partir da inércia. Nas retomadas, além da demora de reação ao pedal do acelerador, há ainda o agravante da demora para a redução das marchas. A diferença é que, agora, quando a resposta vem, há potência e torque suficientes para movimentarem a Rampage com mais vigor.

    Ram Rampage Laramie 2024
    (Divulgação/Ram)
    Continua após a publicidade

    Por falar no câmbio, ele mantém a característica vista em suas outras aplicações: priorizar o consumo e o conforto acústico da cabine, mantendo-se a maior parte do tempo em marchas mais altas e, consequentemente, a rotações menores. Isso também explica a demora em algumas respostas e a falta de esportividade. A suspensão segue focando no conforto, com suavidade ao passar por imperfeições do solo, e sem grandes rolagens da carroceria, mesmo em altas velocidades.

    Em tudo o que diz respeito a aparência, a Rampage se mantém intacta – o que é bom, já que a picape, ainda nova no mercado, é bonita e moderna. Na versão Laramie, o cromado domina no exterior, em grades, bordas de janelas, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. As rodas são diamantadas, de 18”.

    Ram Rampage Laramie 2024

    Por dentro, ela mantém o acabamento em preto e marrom, com detalhes em preto brilhante. Já a lista de equipamentos aumentou. Agora, além da capota marítima (de série para todas as versões) os itens presentes no antigo pacote opcional Pack Elite, passam a ser de série na Laramie: sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes e subwoofer, de 360 watts, iluminação ambiente em led, banco do passageiro com ajustes elétricos e projeção iluminada com o nome “Ram” no exterior.

    Há ainda ar digital bizona, sete airbags, carregador wireless com resfriamento, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, faróis e lanternas full led, quadro de instrumentos digital de 10,3”, central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.

    Continua após a publicidade
    Rampage Laramie 2.2
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Também há o pacote de sistemas de auxílio a condução, como ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência (que detecta pedestres e ciclistas), monitoramento de pontos cegos e assistente de permanência em faixa. A nova versão Big Horn abre mão desses itens.

    O espaço traseiro da Rampage não é dos mais generosos e acomoda sem folga pessoas de até 1,75 metro – desde que os passageiros dianteiros tenham a mesma altura. O túnel central é baixo e ajuda a levar um terceiro ocupante, que terá que disputar espaço lateral com quem for ao lado. Mesmo assim, há saídas de ar traseiras e quatro portas USB. Na caçamba, são 980 litros e 1.015 kg de capacidade de carga.

    Veredicto

    A Rampage 2025 evoluiu onde precisava sem tirar o brilho das versões a gasolina – para o bem ou para o mal.

    Teste – Ram Rampage Laramie 2.2 TD

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 10,89 s
    0 a 1.000 m: 32,49 s – 161,66 km/h

    Continua após a publicidade

    Retomada
    D 40 a 80 km/h: 4,47 s
    D 60 a 100 km/h: 6,34 s
    D 80 a 120 km/h: 7,95 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 15,2/27,5/65,0 m

    Consumo
    Urbano: 11,7 km/l
    Rodoviário: 14,8 km/l

    Ruído interno
    Neutro/RPM max: 44,1/67,1 dBA
    80/120 km/h: 59,2/66,7 dBA

    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
    Volante: 3 voltas

    Continua após a publicidade

    Ficha técnica

    Motor: diesel, 2.184 cm³, turbo, 200 cv a 3.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.500 rpm
    Câmbio: automático, 9 marchas, tração integral
    Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: discos ventilados nas quatro rodas
    Pneus: 235/60 R18
    Dimensões: comprimento, 503 cm; largura, 189 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 299 cm; caçamba, 980 l; peso, 1.926 kg, tanque de combustível, 60 l; capacidade de reboque, 400 kg; capacidade de carga, 1.015 kg

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.