As vendas de carros a diesel vêm caindo consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Entre os motivos estão o alto valor do litro do óleo e a redução de suas vantagens em consumo diante de motores a gasolina mais modernos. Porém, as picapes seguem com apelo para esse tipo de motor, e a Ram Rampage é prova disso.
Ela foi escolhida para estrear um novo motor a diesel na linha brasileira da Stellantis, que substitui o utilizado anteriormente – mesmo que a picape tenha pouco mais de um ano. A versão Laramie, única disponível para testes no momento, é a topo de linha equipada com a novidade, e parte de R$ 272.990.
É fato que o antigo motor, um 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,8 kgfm, o mesmo ainda utilizado na Fiat Toro e nos Jeep Compass e Commander, não fazia jus ao posicionamento da Rampage.
Em nossos testes, a versão Laramie anterior foi de 0 a 100 km/h em longos 12,9 segundos – próximo de um Onix 1.0 aspirado, que levou 13,2 segundos na mesma prova.
Agora, sai o 2.0 e entra um 2.2 turbo diesel com 200 cv e 45,9 kgfm. A motorização é sempre acompanhada pelo já conhecido câmbio automático de nove marchas (que também passou por uma recalibração), e pela tração 4×4 automática com reduzida.
Com esse conjunto, a melhoria no desempenho é significativa. Nos nossos testes, a Rampage com novo motor foi de 0 a 100 km/h em 10,89 segundos. As médias de consumo ficaram próximas das antigas, com 11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Antes, elas eram de 11 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.
Porém, mesmo com os números mostrando as melhorias, a Rampage a diesel ainda passa longe de ter o desempenho como atrativo – proposta reservada às versões com motor 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv.
Mesmo na curta experiência com a picape, ainda em um circuito fechado, é nítida a demora nas respostas para acelerações mais fortes, seja em retomadas ou em saídas a partir da inércia. Nas retomadas, além da demora de reação ao pedal do acelerador, há ainda o agravante da demora para a redução das marchas. A diferença é que, agora, quando a resposta vem, há potência e torque suficientes para movimentarem a Rampage com mais vigor.
Por falar no câmbio, ele mantém a característica vista em suas outras aplicações: priorizar o consumo e o conforto acústico da cabine, mantendo-se a maior parte do tempo em marchas mais altas e, consequentemente, a rotações menores. Isso também explica a demora em algumas respostas e a falta de esportividade. A suspensão segue focando no conforto, com suavidade ao passar por imperfeições do solo, e sem grandes rolagens da carroceria, mesmo em altas velocidades.
Em tudo o que diz respeito a aparência, a Rampage se mantém intacta – o que é bom, já que a picape, ainda nova no mercado, é bonita e moderna. Na versão Laramie, o cromado domina no exterior, em grades, bordas de janelas, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. As rodas são diamantadas, de 18”.
Por dentro, ela mantém o acabamento em preto e marrom, com detalhes em preto brilhante. Já a lista de equipamentos aumentou. Agora, além da capota marítima (de série para todas as versões) os itens presentes no antigo pacote opcional Pack Elite, passam a ser de série na Laramie: sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes e subwoofer, de 360 watts, iluminação ambiente em led, banco do passageiro com ajustes elétricos e projeção iluminada com o nome “Ram” no exterior.
Há ainda ar digital bizona, sete airbags, carregador wireless com resfriamento, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, faróis e lanternas full led, quadro de instrumentos digital de 10,3”, central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.
Também há o pacote de sistemas de auxílio a condução, como ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência (que detecta pedestres e ciclistas), monitoramento de pontos cegos e assistente de permanência em faixa. A nova versão Big Horn abre mão desses itens.
O espaço traseiro da Rampage não é dos mais generosos e acomoda sem folga pessoas de até 1,75 metro – desde que os passageiros dianteiros tenham a mesma altura. O túnel central é baixo e ajuda a levar um terceiro ocupante, que terá que disputar espaço lateral com quem for ao lado. Mesmo assim, há saídas de ar traseiras e quatro portas USB. Na caçamba, são 980 litros e 1.015 kg de capacidade de carga.
Veredicto
A Rampage 2025 evoluiu onde precisava sem tirar o brilho das versões a gasolina – para o bem ou para o mal.
Teste – Ram Rampage Laramie 2.2 TD
Aceleração
0 a 100 km/h: 10,89 s
0 a 1.000 m: 32,49 s – 161,66 km/h
Retomada
D 40 a 80 km/h: 4,47 s
D 60 a 100 km/h: 6,34 s
D 80 a 120 km/h: 7,95 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,2/27,5/65,0 m
Consumo
Urbano: 11,7 km/l
Rodoviário: 14,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM max: 44,1/67,1 dBA
80/120 km/h: 59,2/66,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 3 voltas
Ficha técnica
Motor: diesel, 2.184 cm³, turbo, 200 cv a 3.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas, tração integral
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Pneus: 235/60 R18
Dimensões: comprimento, 503 cm; largura, 189 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 299 cm; caçamba, 980 l; peso, 1.926 kg, tanque de combustível, 60 l; capacidade de reboque, 400 kg; capacidade de carga, 1.015 kg