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Teste: Peugeot 208 2025 enfim combina visual atualizado com um bom motor

Com visual renovado, o 208 GT agora é versão topo de linha e, enfim, ganha motor 1.0 turbo, abandonando o elétrico e o velho 1.6

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 set 2024, 20h05 - Publicado em 19 set 2024, 17h15
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  • Novo Peugeot 208 2025
    Novo Peugeot 208 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Enfim, o lançamento do novo Peugeot 208 2025 está completo. Primeiro, a marca revelou todas as novidades em relação ao visual do hatch, que agora está alinhado com o modelo europeu, e as mudanças na linha, agora mais enxuta e com versões até R$ 15 mais baratas. Por fim, pudemos testar o carro.

    Se antes a versão mais em conta tinha motor 1.0 aspirado de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas e partia dos R$ 91.990, agora ela está R$ 15.000 mais barata. O Peugeot 208 Active 2025 parte dos R$ 76.990. Logo acima dela está a versão Style, de R$ 88.999 e com a mesma mecânica.

    Há ainda as versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT que simula sete marchas. A primeira é a Allure, que chega custando R$ 98.990, exatos R$ 1.000 a menos do que a sua equivalente da linha 2024. O mais completo a partir de agora é o 208 GT, que parte dos R$ 114.990 – R$ 2.000 a menos do que a antiga topo de linha Griffe – e com a qual tivemos o primeiro contato com o carro.

    Novo Peugeot 208 2025
    Arcos de roda e capas dos retrovisores agora são sempre em preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Essa é a nova estratégia da marca francesa, que busca deixar uma versão mais básica e outra mais bem equipada para cada motorização. Por falar nisso, a chegada da linha 2025 também marca a aposentadoria oficial do antigo motor 1.6 aspirado da Peugeot de 122 cv, que antes equipava apenas a versão Roadtrip. Outro detalhe é o antigo e-208 GT, elétrico, também saiu de linha.

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    A troca veio bem a calhar, afinal, o motor turbo da Fiat é o propulsor certo para o 208 e casa ainda melhor com a versão GT. Em nossos testes, ele fez de 0 a 100 km/h em 9,6 s, bem melhor que os 12,2 do antigo 1.6. E essa melhoria chega sem aumentar o consumo, afinal, ele fez os mesmos 15,8 km/l em regime rodoviário do antigo propulsor, ao passo que melhorou o consumo urbano de 11,4 km/l para 12,4 km/l.

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    Novo Peugeot 208 2025
    Traseira teve poucas mudanças (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas os motores já eram conhecidos, o que realmente mudou no 208 foi o seu visual. Agora ele estreia o design que primeiro apareceu na Europa e depois na Argentina. As mudanças alteram, principalmente, a dianteira, que ganhou um novas luzes diurnas triplas em forma de “garras”, assim como o irmão maior 2008.

    Novo Peugeot 208 2025
    A cabine não mudou, mas a central tem nova interface (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A grade também mudou, ficando um pouco menor. Na versão GT a peça ainda ganha detalhes exclusivos pintados na cor da carroceria. Já o para-choque perdeu a antiga abertura em forma de asa e, claro, não poderia faltar o novo logo da Peugeot estampando todas as versões.

    espuma sobre o motor tem a grafia “turbo” e ajuda a esconder ruídos da injeção

    Na traseira há mudanças mais discretas. No geral, tudo continua igual, com exceção das luzes, que ganharam um novo desenho interno com LEDs mais finos e na horizontal. Outra pequena mudança está no nome “Peugeot”, que estampa a peça preta que liga as lanternas. Agora, ela tem letras maiores e mais vistosas se comparado ao modelo anterior.

    Novo Peugeot 208 2025

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    Agora, a linha 2025 traz faróis e capas de retrovisores em preto brilhante em todas as versões. O aerofólio traseiro também é em preto brilhante, mas só nas versões Style e GT. Essas duas também trazem teto panorâmico, faróis full LED costura contrastante para os assentos.

    Novo Peugeot 208 2025

    Apesar de ter itens estéticos, a versão Style tem o mesmo quadro de instrumentos analógico da versão de entrada Active, que por sua vez, é a única sem central multimídia de 10’’ (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e nova interface), ar-condicionado automático, volante multifuncional e entradas USB.

    Novo Peugeot 208 2025

    Além dos itens citados, disponíveis a partir do 208 Style, as versões turbo ainda ganham o modo de condução Sport e o painel de instrumentos digital, que na versão GT ganha efeitos 3D. Para ela também estão reservados os principais itens de assistência à condução, como assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, sensor de chuva e crepuscular, reconhecimento de placas de velocidade e detector de fadiga.

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    Completam a lista de exclusividades do modelo GT itens como bancos e volante com revestimento em material sintético que imita couro, ponteira do escapamento cromada e as rodas diamantadas de 17’’.

    Versões e equipamentos do Peugeot 208 2025

    Peugeot 208 Active 1.0 – R$ 76.999Peugeot 208 Active 2025

    A versão mais básica da linha 2025 recebeu incrementos estéticos. O retrovisores, que antes eram de plástico fosco e agora recebem acabamento em preto brilhante, enquanto as maçanetas são pintadas na cor da carroceria. Não tem a famigerada assinatura em LED, que fica disponível por meio do pacote opcional Pack Tech, que também acrescenta ar-condicionado digital, central multimídia e duas entradas USB para transmissão de dados. As rodas são de aço de aço aro 15’’ com calotas e quatro airbags estão disponíveis de fábrica.

    Peugeot 208 Style 1.0 – R$ 88.999

    Novo Peugeot 208
    Novo Peugeot 208 (Divulgação/Peugeot)

    Subindo um degrau, a versão Style tem a mais os novos faróis Full Led e as novas luzes de leds no para-choque. As rodas passam a ser de 16’’ e de liga leve, além de adicionar um pequeno aerofólio em preto brilhante na traseira. Por dentro, ele ganha bancos personalizados, teto solar panorâmico, câmera de estacionamento de 180º e acabamento interno escurecido.

    Peugeot 208 Allure 1.0 turbo – R$ 98.990

    Peugeot 208 Allure 2025
    Peugeot 208 Allure 2025 (Divulgação/Peugeot)

    Além da mudança para o motor turbo e câmbio automático, o 208 Allure 2025 é o primeiro com quadro de instrumentos digital i-Cockpit,  novo design para as rodas — também de liga leve e 16’’ — e acabamento em couro para os bancos e volante.

    Peugeot 208 GT 1.0 turbo – R$ 114.990

    Peugeot 208 GT
    Peugeot 208 GT (Fernando Pires/Peugeot)

    A versão topo de linha tem apelo mais esportivo que antes era explorado pela versão Style turbo – que saiu de linha. Em todo o carro é possível encontrar os emblemas decorativos da variante, mas seu conteúdo é muito mais atraente. Ela vem com rodas diamantadas aro 17, bancos GT com apoio de braço e o i-Cockpit 3D, o quadro de instrumentos digitais com efeitos 3D.

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    Para o 208 GT também ficaram reservados os principais itens de assistência à condução e segurança. O GT vem equipado com 6 airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, faróis altos automáticos, assistente de faixa e sensor de chuva.

    Desempenho e consumo – Peugeot 208 GT Turbo 200 2025

    Teste (gasolina) Peugeot 208 1.0 Turbo CVT
    Aceleração
    0 a 100 km/h: 9,6 s
    0 a 1.000 m: 31,4 s – 164,4 km/h
    Velocidade máxima: 205 km/h
    Retomadas (D)
    40 a 80 km/h: 4,4 s
    60 a 100 km/h: 5,5 s
    80 a 120 km/h: 7,3 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/26,6/57 m
    Consumo
    Urbano: 12,4 km/l
    Rodoviário: 15,8 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 42,8/62 dBA
    80/120 km/h 61,5/70 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 99 km/h
    Rotação do motora 100 km/h em 5a marcha 2.000 rpm

    Ficha técnica – Peugeot 208 GT Turbo 200 2025

    Motor: flex., diant., transv., três cilindros, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750 rpm; 20,4 kgfm a 1.750 rpm (etanol/gasolina)
    Câmbio: CVT., 7 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 205/45 R17
    Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 145,3 cm; entre-eixos, 253,8 cm; porta-malas, 265 l; tanque de combustível, 47 litros

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