Racionalidade nunca foi a praia do Audi A5 Sportback. Além de ser até R$ 20.000 mais caro do que um A4, o cupê de quatro portas ainda é mais apertado no banco de trás devido à curvatura do teto. Mas ele tem um atributo incontestável para muitos clientes: a beleza.
Nesta segunda geração, a Audi trabalhou para reforçar sua maior qualidade – e conseguiu deixá-lo ainda mais bonito. Assim como o TT, o novo A5 é uma evolução visual do antecessor.
Lembra um pouco o Tesla S olhando de frente, principalmente pelos vincos no capô e a grade hexagonal alargada. Atrás, as lanternas ficaram mais horizontais, reforçando a impressão de que o A5 está mais largo.
Curioso é que ocorreu justamente o contrário: o modelo ficou 11 mm mais estreito e 5 mais baixo, crescendo só no comprimento (21 mm). Graças à nova plataforma, ainda assim o espaço interno aumentou 24 mm para os joelhos de quem vai atrás.
O A5 Sportback será importado em quatro versões: Attraction (R$ 189.990), Ambiente (R$ 213.990), Ambition (R$ 239.990) e Ambition Plus (R$ 268.990). Some a isso duas variações do motor 2.0 TFSI (190 cv nas duas primeiras versões e 252 cv nas demais) e opções de tração dianteira ou integral (a partir da Ambition).
A versão mais barata traz itens como ar digital (de uma zona só), bancos dianteiros elétricos, faróis xenon, lanternas de led, seletor de modos de condução, piloto automático, sensores de luz e chuva e rodas aro 17.
O belo painel digital (chamado pela Audi de Virtual Cockpit) equipa o modelo a partir da versão Ambiente, assim como os bancos esportivos, GPS e rodas aro 18.
A Audi nos cedeu para avaliação um exemplar da versão Ambition Plus recheado com todos os opcionais. Custando R$ 12.600, o pacote Assistance City vem com Pre Sense Rear (prepara o veículo para uma colisão traseira), Side Assist e alerta de saída de estacionamento.
Enquanto o pacote Assistance Tour (R$ 14.600) inclui assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de saída para passageiros (acende uma luz de alerta e impede o destravamento das portas ao identificar a aproximação de outros veículos) e piloto automático adaptativo com condução semiautônoma (controla a velocidade do carro em engarrafamentos e faz curvas a até 65 km/h).
Se o A5 praticamente anda sozinho para a frente, recomenda-se cautela ao fazer manobras em marcha a ré, já que só quem comprar a versão Ambition Plus terá a assistência de apenas uma câmera traseira.
O motor 2.0 TFSI brilhou na pista de testes. Precisou de apenas 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, abaixo dos 6 segundos informados pela própria Audi.
O A5 também se mostrou bastante econômico, registrando médias de 11 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada – resultados praticamente idênticos aos do A4 com o mesmo motor de 252 cv, testado em setembro de 2016.
Se dinheiro não for problema e você não tiver vergonha de ser observado onde quer que vá, vale a pena pagar mais pelo A5.
VEREDICTO
Feito para quem quer design, o A5 ficou ainda mais atraente, firmando-se como uma alternativa menos discreta (e mais cara) ao A4.
TESTE DE PISTA (GASOLINA) – AUDI A5 SPORTBACK
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,6 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 25,5 s – 206,8 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 2,4 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 3,2 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 3,8 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,7/24,9/59,1 m
- Consumo urbano: 11 km/l
- Consumo rodoviário: 15,1 km/l
FICHA TÉCNICA – AUDI A5 SPORTBACK
- Preço: R$ 268.990
- Motor: gas., diant., longit., 4 cil., 1.984 cm3; 16V, 252 cv a 5.000 rpm, 37,7 mkgf a 1.600 rpm
- Câmbio: automatizado, 7 marchas, tração integral
- Suspensão: ind. duplo A (diant.)/ind. multilink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / discos sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 245/40 R18
- Dimensões: comprimento, 473,3 cm; altura, 138,6 cm; largura, 184,3 cm; entre-eixos, 282,4 cm; peso, 1.555 kg; tanque, 58 l; porta-malas, 480 l
- Equipamentos de série: ar digital trizona, seletor de modos de condução, faróis full led, bancos diant. elétricos, rodas aro 18, sensores de chuva e de luz