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Teste: Audi A5 Sportback, modelo na passarela

Mais potente e equipada, a nova geração do Audi A5 estreia no Brasil aprimorando sua maior qualidade: um design que já era campeão

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 fev 2018, 16h33 - Publicado em 16 set 2017, 13h35
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    O novo design faz o A5 parecer maior do que realmente é (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Racionalidade nunca foi a praia do Audi A5 Sportback. Além de ser até R$ 20.000 mais caro do que um A4, o cupê de quatro portas ainda é mais apertado no banco de trás devido à curvatura do teto. Mas ele tem um atributo incontestável para muitos clientes: a beleza.

    Nesta segunda geração, a Audi trabalhou para reforçar sua maior qualidade – e conseguiu deixá-lo ainda mais bonito. Assim como o TT, o novo A5 é uma evolução visual do antecessor.

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    Na traseira, as lanternas mais horizontais, deram a impressão de que o A5 ficou mais largo (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Lembra um pouco o Tesla S olhando de frente, principalmente pelos vincos no capô e a grade hexagonal alargada. Atrás, as lanternas ficaram mais horizontais, reforçando a impressão de que o A5 está mais largo.

    Curioso é que ocorreu justamente o contrário: o modelo ficou 11 mm mais estreito e 5 mais baixo, crescendo só no comprimento (21 mm). Graças à nova plataforma, ainda assim o espaço interno aumentou 24 mm para os joelhos de quem vai atrás.

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    O modelo cresceu 21 mm no comprimento (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O A5 Sportback será importado em quatro versões: Attraction (R$ 189.990), Ambiente (R$ 213.990), Ambition (R$ 239.990) e Ambition Plus (R$ 268.990). Some a isso duas variações do motor 2.0 TFSI (190 cv nas duas primeiras versões e 252 cv nas demais) e opções de tração dianteira ou integral (a partir da Ambition).

    A versão mais barata traz itens como ar digital (de uma zona só), bancos dianteiros elétricos, faróis xenon, lanternas de led, seletor de modos de condução, piloto automático, sensores de luz e chuva e rodas aro 17.

    O belo painel digital (chamado pela Audi de Virtual Cockpit) equipa o modelo a partir da versão Ambiente, assim como os bancos esportivos, GPS e rodas aro 18.

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    O Virtual Cockpit equipa os modelos a partir da versão Ambiente (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A Audi nos cedeu para avaliação um exemplar da versão Ambition Plus recheado com todos os opcionais. Custando R$ 12.600, o pacote Assistance City vem com Pre Sense Rear (prepara o veículo para uma colisão traseira), Side Assist e alerta de saída de estacionamento.

    Enquanto o pacote Assistance Tour (R$ 14.600) inclui assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de saída para passageiros (acende uma luz de alerta e impede o destravamento das portas ao identificar a aproximação de outros veículos) e piloto automático adaptativo com condução semiautônoma (controla a velocidade do carro em engarrafamentos e faz curvas a até 65 km/h).

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    Painel digital tem até GPS. Ar digital com três zonas de temperatura e câmbio automático de 7 marchas (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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    Se o A5 praticamente anda sozinho para a frente, recomenda-se cautela ao fazer manobras em marcha a ré, já que só quem comprar a versão Ambition Plus terá a assistência de apenas uma câmera traseira.

    O motor 2.0 TFSI brilhou na pista de testes. Precisou de apenas 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, abaixo dos 6 segundos informados pela própria Audi.

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    Motor 2.0 TFSI de 252 cv brilhou na pista de testes (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O A5 também se mostrou bastante econômico, registrando médias de 11 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada – resultados praticamente idênticos aos do A4 com o mesmo motor de 252 cv, testado em setembro de 2016.

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    Se dinheiro não for problema e você não tiver vergonha de ser observado onde quer que vá, vale a pena pagar mais pelo A5.

    VEREDICTO

    Feito para quem quer design, o A5 ficou ainda mais atraente, firmando-se como uma alternativa menos discreta (e mais cara) ao A4.

    TESTE DE PISTA (GASOLINA) – AUDI A5 SPORTBACK

    FICHA TÉCNICA – AUDI A5 SPORTBACK

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