Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tá chiando por quê?

Tá chiando por quê?

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 15h35 - Publicado em 25 jun 2012, 11h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tá chiando por quê?

    Publicidade

    Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    56 041

    Ainda carregado de elogios pela boa forma, o enxuto 3008 deixou para o fim de sua jornada no Longa Duração uma rara manifestação de defeito. O problema revelou-se quando o carro estava com o revisor de texto Renato Bacci: “Notei um chiado breve, semelhante ao de uma correia patinando, nas retomadas. Toda vez que o câmbio reduzia uma marcha, o ruído era ouvido”, disse.

    Publicidade

    Como o comportamento do carro não se alterou nem houve qualquer sinal de alerta no painel, o 3008 foi rodando até a oficina do nosso consultor, Fabio Fukuda. “O ruído vem do rolamento da polia tensora da correia que aciona o alternador, a bomba da direção hidráulica e o compressor do ar-condicionado. É um defeito raro, mas não é grave. Se ocorrer, o travamento da polia só acontece depois de algum tempo e a consequência é a perda de função dos acessórios ligados a ela. Nada que imobilize o carro”, disse.

    Continua após a publicidade

    Ainda que o reparo não seja urgente, levaremos o 3008 à rede Peugeot para uma vistoria oficial. Se necessário, faremos o conserto antes do desmonte.

    Publicidade

    Renato também era o dono da chave do 3008 quando um carro, em manobra, atingiu de raspão a lateral traseira esquerda. “O 3008 estava estacionado na rua. Testemunhas anotaram a placa do Sandero que o atingiu”, diz. O reparo do pequeno dano foi desaconselhado por duas oficinas visitadas. “A área amassada é minúscula e uma cerinha vai eliminar a maioria das marcas deixadas. O serviço de funilaria ficaria caro e exigiria a repintura de todo o para-lama. Mesmo que seja muito bem feito, o conserto poderá ser detectado por um especialista, o que desvalorizaria o carro numa eventual revenda”, disse o atendente daVictoire. Seguimos a dica do técnico da Peugeot e, de fato, após o enceramento da área atingida, o que sobrou foi uma marca quase imperceptível. Desistimos do reparo.

    Consumo

    Publicidade

    No mês (34,2% na cidade): Gasolina – 11 km/l

    Continua após a publicidade

    Desde mar/11 (33,9% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l

    Publicidade

    Principais ocorrências

    55295 km – Ruído proveniente do rolamento da polia tensionadora da correia.

    Tá chiando por quê?

    Continua após a publicidade

    Esbarrão no para-lama: bastou uma cerinha para as marcas praticamente sumirem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.