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SUVs compactos

Na faixa de preço acima de R$ 75.000 havia um vazio na oferta de SUVs do mercado nacional, que agora será ocupado pelos novos lançamentos

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 22 mar 2024, 15h30 - Publicado em 26 Maio 2015, 16h26
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    Até o lançamento dos novos SUVs, as opções do mercado eram poucas e concentradas em dois extremos. Havia os modelos na faixa dos R$ 60 000/R$ 70 000, basicamente de origem nacional, e as categorias superiores, acima de R$ 100 000, ocupadas em geral por importados. Os novos SUVs chegaram para brigar nessas faixas tradicionais, mas principalmente para adensar a oferta nas faixas intermediárias, onde havia somente as versões mais caras do EcoSport. É nessa faixa de preço entre R$ 70 000 e R$ 100 000 que Honda e Jeep fazem suas principais apostas. Não é à toa que a Ford lançou uma nova versão do EcoSport com preço de R$ 82 900. Portanto, quem procura novidades deve ficar atento a essa parte do segmento. Neste segundo confronto, o único SUV que alinhou com HRV, Renegade, 2008 e EcoSport foi o Chevrolet Tracker, que é importado do México e chega aqui em única versão, LTZ, ao preço de R$ 90 990. Tanto a Honda como a Jeep estimam que essas versões mais caras sejam as de maior participação nas vendas de seus SUVs, especialmente neste momento de lançamento. A seguir, você verá o que elas oferecem e quais as chances que têm, umas frente às outras e também na comparação com suas variantes mais simples e baratas.

    Honda HR-V EX

    Mais equipado e com as mesmas características de comportamento, o Honda se manteve à frente dos rivais no confronto entre os SUVs de preço superior

    669-suv-hrv.jpeg

    Na versão EX, o que era bom ficou melhor, porque o HR-V é essencialmente o mesmo carro, só que mais equipado. Por fora, há diferenças evidentes com a inclusão de itens como faróis de neblina, repetidores de pisca nos retrovisores e rack de teto. Por dentro, o painel não tem alterações de cor nem de materiais. As mudanças que ocorrem são em função dos equipamentos que são acrescentados, como o sistema de som com visor LCD de 5 polegadas e volante multifuncional, com controle de áudio e piloto automático, revestido de material que imita couro. Na parte mecânica, nada muda. Da mesma forma, alguns pontos que podiam ser melhorados, como a palheta dos limpadores de para-brisa articuladas e a oferta de airbags, não sofrem alterações. Mas o conteúdo evolui da mesma forma que o dos rivais. Por isso, o HR-V repete o desempenho do comparativo das páginas anteriores e se mantém no primeiro lugar.

    A versão mostrada aqui é uma EXL que é ainda mais equipada e cara que a EX. Essa versão topo de

    linha inclui airbags laterais, central multimídia e ar-condicionado digital e adiciona a possibilidade das trocas de marcha no modo manual no volante. Nesse caso, o câmbio CVT ganha sete marchas pré-definidas, o que torna a condução mais divertida. O aumento de equipamentos é sempre bem-vindo e melhora a vida a bordo. A única contraindicação das versões mais completas é o preço, que sobe de R$ 75 400 para R$ 80 900, da LX para a EX, e chega a R$ 88 700, na EXL.

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    Em relação ao valor do seguro, não há variação nominal do custo entre as versões. O preço do seguro se mantémo em torno de 7% do valor do carro, segundo o site Segurar.com.

    2º Renegade Longitude AT

    669-suv-renegade.jpg

    Assim como o HRV, o Renegade confirmou sua colocação neste comparativo por manter os mesmos predicados, só ganhando equipamentos. O Renegade Longitude mostrado ao lado traz visor LCD entre os mostradores, central multimída e teto preto, entre os opcionais. Mas, independentemente desses itens extras, a versão Longitude é bem mais equipada que a Sport. Entre os equipamentos exclusivos da Longitude, o destaque vai para a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o GPS e o sistema de acionamento elétrico dos vidros com um toque só, para todas as posições. Nessa versão, o Renegade só tem dois airbags. Mas, ao contrário do HRV, seu estepe é do mesmo tamanho do pneu de rodagem e as palhetas do limpador do parabrisa são do tipo flat blade.

    3º Ford EcoSport Freestyle Plus

    669-suv-ecosport.jpg

    Com a nova versão 2.0 FreeStyle Plus, mais equipada, o EcoSport conseguiu equilibrar a disputa com o 2008 no que diz respeito ao conteúdo. E ultrapasou o rival no conjunto. Em relação à versão SE, a FreeStyle Plus ganhou quatro airbags (seis, no total), bancos de couro, sensor de estacionamento, computador de bordo e repetidores nos retrovisores, entre outros itens. Uma vez resolvido no

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    conteúdo, o EcoSport fez valer suas características típicas de SUV. O Ford tem acabamento de qualidade inferior ao do Peugeot, mas na pista apresentou melhor rendimento graças a seu motor mais potente e ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Nas frenagens, apesar

    de não ter freio a disco nas quatro rodas, como o 2008, o EcoSport também se saiu melhor.

    4º Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP

    669-suv-2008.jpg

    Ultrapassado pelo EcoSport, o 2008 entrou neste segundo confronto do mês com o mesmo padrão de acabamento e conteúdo, uma vez que as duas versões tinham o mesmo pacote Griffe. A diferença, no caso dele, se resumiu ao conjunto motor e câmbio. Comparando o rendimento da versão 1.6 AT (115 cv) com a 1.6 THP (173 cv), deu a lógica: a THP foi muito superior, andando mais e gastando menos. Mais ágil, o 2008 ficou mais obediente, seguro e bom de dirigir. Quem gosta de dirigir esportivamente vai aprovar a versão mais cara pelo desempenho superior, aliado ao câmbio com trocas manuais. Mas, nessa faixa de preço, deixar de oferecer uma versão THP equipada com câmbio automático é uma falta grave, que pode desestimular muitos consumidores interessados no carro.

    5º Chevrolet Tracker 1.8 LTZ

    669-suv-tracker.jpg

    Apresentado apenas na versão completa LTZ, que custa R$ 90 990, ele só participa da faixa superior do segmento, acima até mesmo dos SUVs alinhados aqui, embora tenha porte e conteúdo equivalente. Com exceção do preço, o Tracker agrada pelo padrão de acabamento, pelo conteúdo, principalmente nos itens de conforto, e também pelo comportamento dinâmico. Seu desempenho foi mediano, na pista. Mas ele perdeu pontos importantes na segurança. Equipado com freio a tambor na traseira, tem cinto abdominal na posição central traseira, somente dois airbags e, ao contrário dos rivais, não tem ESP ou controle de tração nem como equipamentos opcionais.

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    AVALIAÇÃO DO EDITOR

    MOTOR E CÂMBIO

    O carro que apresentou o melhor rendimento foi o 2008, graças ao motor turbo. HR-V e EcoSport ficaram colados, com ligeira vantagem para o Honda, equipado com câmbio CVT, enquanto o Ford tem um sistema de dupla embreagem. O bom câmbio do Renegade foi prejudicado pelo motor fraco, aliado ao peso do carro. Esse foi um problema semelhante ao do Tracker, que também tem câmbio esperto e um conjunto pesado.

    HR-V ★★★★★

    RENEGADE ★★★★

    ECOSPORT ★★★★☆

    2008 ★★★★★

    TRACKER ★★★★

    DIRIGIBILIDADE

    Entre eles há dois extremos opostos: o Renegade, robusto, e o 2008, dócil. O primeiro com comportamento de jipe e o segundo, de perua. No caminho do meio, HR-V, EcoSport e Tracker estão mais de acordo com o que se espera dos SUVs compactos, usados prioritariamente no asfalto. O Honda tem comportamento mais previsível, seguido do Tracker e, depois, do EcoSport.

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    HR-V ★★★★★

    RENEGADE ★★★★

    ECOSPORT ★★★★

    2008 ★★★

    TRACKER ★★★★☆

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    SEGURANÇA

    Ao frear bem (segurança ativa) o HR-V compensou o fato de ter só dois airbags (segurança passiva). Já o Renegade freou mal e também só tem dois airbags. EcoSport e 2008 têm seis airbags, mas o Ford parou melhor que o Peugeot. Com uma distância de frenagem intermediária, o Tracker oferece dois airbags, cinto abdominal, freio a tambor (assim como o EcoSport) e ainda não tem ESP.

    HR-V ★★★★☆

    RENEGADE ★★★☆

    ECOSPORT ★★★★

    2008 ★★★★

    TRACKER ★★★

    SEU BOLSO

    Todos têm garantia de três anos. O Tracker tem preço sugerido acima dos rivais. E o HR-V paga mais pelo seguro. Como ainda não estavam nas lojas, quando fechamos esta edição, não conseguimos as cotações de Renegade e 2008, então, eles terão o benefício da dúvida. GM e Ford têm redes autorizadas bem maiores, o que é uma indicação de maior apoio da assistência técnica.

    HR-V ★★★★

    RENEGADE ★★★★

    ECOSPORT ★★★★☆

    2008 ★★★★

    TRACKER ★★★☆

    CONTEÚDO

    Todos são bem-equipados, mas há destaques positivos e negativos. Só o HR-V não tem piloto automático. Só o Renegade tem sistema anticapotamento. E só o 2008 vem com sensores de luz, de chuva e de estacionamento. O EcoSport não tem vidros elétricos com acionamento em um toque. O Tracker tem teto solar.

    HR-V ★★★★

    RENEGADE ★★★★★

    ECOSPORT ★★★★

    2008 ★★★★☆

    TRACKER ★★★★

    VIDA A BORDO

    O HR-V é o dono do melhor espaço interno. Ele trata bem a todos, é o melhor para quem viaja atrás e tem bancos modulares. O EcoSport é mais apertado, mas seu banco traseiro é elevado, como em um auditório. No Renegade, por sua vez, a turma de trás afunda no assento. O 2008 é apertado para todos. E o Tracker oferece conforto mediano.

    HR-V ★★★★★

    RENEGADE ★★★★

    ECOSPORT ★★★★

    2008 ★★★

    TRACKER ★★★★

    QUALIDADE

    O EcoSport vem com revestimento parcial de couro, mas o plástico do painel tem aparência pobre. O Tracker também traz plástico duro, mas mais bonito e agradável ao toque. O Renegade não dispõe de couro, mas faz bonito com seu painel emborrachado. O HR-V e o 2008 são os mais completos e bem-cuidados da turma.

    HR-V ★★★★★

    RENEGADE ★★★★☆

    ECOSPORT ★★★☆

    2008 ★★★★★

    TRACKER ★★★★

    VEREDICTO

    O Honda é gostoso no dia a dia, enquanto o Renegade está mais adaptado ao of-road. Na nova versão, o EcoSport ficou mais interessante, mas também mais caro. Já o 2008 tem bom conteúdo, mas comportamento de automóvel. O Tracker tem preço acima da média dos rivais.

    HR-V ★★★★☆

    RENEGADE ★★★★

    ECOSPORT ★★★★

    2008 ★★★★

    TRACKER ★★★★

    Confira a ficha técnica dos modelos

    Confira o teste comparativo

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