Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Recorde na maratona

Por Redação 23 ago 2013, 15h22

Por Péricles Malheiros

46 405 km

Eis o novo recordista do Longa: no intervalo entre duas edições, nosso HB20 rodou 14 706 km, destronando o J3. O teste do JAC não precisou de mais de 12 meses e sua maior rodagem em um mês foi de 9 087 km. Somente nosso “caçador de segredos” Jorge Luiz Alves e o colaborador Flavio Bari percorreram 6046 km em uma única viagem. “Tínhamos dicas de que segredos estavam rodando em pontos distintos do Brasil. Montamos um roteiro e fizemos um pente-fino”, diz Jorge Luiz.

O compacto da Hyundai demonstrou sua boa forma física durante a maratona. “Ainda não havia feito uma viagem longa com o HB. Vigoroso nas retomadas, ele transmite segurança nas ultrapassagens. Não foram raras as vezes que tivemos que superar caminhões compridos. Só senti falta de uma antena com maior capacidade de recepção FM. Ficamos longos trechos sem ouvir rádio”, diz Flavio.

O hodômetro já se aproximava dos 40 000 km e lá se foi o HB20, dessa vez rumo a Belo Horizonte (MG) e com o repórter visual Eduardo Campilongo ao volante. A parada para revisão ficou a cargo da Pacific. O agendamento prévio funcionou perfeitamente e após 3 horas de serviço nosso HB20 estava pronto. Além da checagem do rádio, pedimos apenas os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio, pelos quais foram cobrados 120 reais. A revisão em si custou 416,73 reais e incluiu troca de lubrificante do motor, jogo de velas de ignição e um kit completo de filtros (ar, óleo, combustível e de cabine). Em São Paulo, nosso consultor Fabio Fukuda verificou os serviços prestados: “Trocaram todos os itens descritos na nota, mas está faltando uma porca na roda traseira direita”. Contatamos o consultor da Pacific: “De fato, não liberaríamos um carro com uma roda faltando uma porca. Talvez o aperto excessivo tenha trincado a peça e ela caiu no caminho. Eu me prontifico a enviar outra ou reembolsá-lo”. Para não comprometer a segurança nem perder tempo (e quilometragem), adquirimos uma na Caoa Nações Unidas, ao preço de 6,59 reais.

Consumo

No mês (13,4% na cidade) – Etanol 8,5 km/l
Desde dez/12 (20,3% na cidade) – Etanol 8,7 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

8 597 km Trepidação da palheta do limpador esquerdo do para-brisa
10 067 km Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
28 954 km Vidro da porta traseira direita com movimentação lenta

Diário

645_longahb_02

 

Entre os passeios do mês, nosso HB20 encarou até uma estradinha de terra em Cruzeiro (SP)

Continua após a publicidade

Publicidade