Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual é o grilo?

24717 km Uma das críticas de quem dirige nosso Smart é a percussão progressiva ao trafegar em pisos irregulares. É encontrar um piso que não seja plano para ter início uma sequência de batidas nada perfeitas. Já no asfalto liso, ele não dá um pio. E, em sua última visita à concessionária Bullit, em Barueri […]

Por Redação
29 set 2010, 21h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • smart7

    24717 km

    Uma das críticas de quem dirige nosso Smart é a percussão progressiva ao trafegar em pisos irregulares. É encontrar um piso que não seja plano para ter início uma sequência de batidas nada perfeitas. Já no asfalto liso, ele não dá um pio. E, em sua última visita à concessionária Bullit, em Barueri (SP), para a troca de óleo dos 22500 km, pedimos uma verificação, mas nada foi resolvido.

    Buscamos então a ajuda de especialistas para descobrir, afinal, quais são os grilos de nosso Smart. “Como faz barulho, né?”, disse Evilácio Souza Filho, da Papa Grillos, empresa paulista especializada em remoção de ruídos de dentro dos automóveis. “E são somente ruídos de acabamento, não há barulhos de suspensão ou de torção de carroceria”, afirmou. Para Sousa, os revestimentos traseiros são os mais barulhentos: “Há muito atrito atrás. Já na frente há vibração dos dutos do ar-condicionado, dentro do painel.” De acordo com o especialista, são grilos que podem ser solucionados. “Mas tem que fazer no carro todo, painel, laterais… Custaria cerca de 800 reais.”

    Já José Adriano Sousa, da Ruído Zero, relata o quão complicado é eliminar os ruídos do Smart, com a experiência adquirida no carro de um cliente. “É um carrinho barulhento mesmo, pois tem muito plástico. Tive que desmontar o carro quase inteiro, pois resolvia um barulho maior e os outros menores iam surgindo. Demorei quatro dias para fazer um serviço que, normalmente, leva a metade do tempo”, afirma o especialista. Segundo a Central de Relacionamento Smart, porém, esse tipo de serviço não é recomendado, pois pode afetar a garantia do veículo: “Há a possibilidade de interferir em algum sistema eletrônico do carro, anulando a garantia”, disse a consultora.

    E quão barulhento nosso Smart é? Na pista, descobrimos. Fizemos três passagens (a 40, 60 e 80 km/h) em dois tipos de piso: liso e de paralelepípedos. Em segunda marcha, a 40 km/h, nosso decibelímetro marcou 61,3 decibéis (dB) no piso liso. Já no piso áspero, o ruído interno chegou a 71 dB. A 60 km/h, em terceira marcha, registramos 61,4 dB no piso liso e 73,8 no piso áspero. A cacofonia a 80 km/h em quarta marcha chegou a 76,8 dB, no piso irregular. No liso, era de 63,4 dB. Ou seja, um aumento considerável, de mais de 10 dB, causados quase que totalmente por ruídos de acabamento (uma parte vem do atrito dos pneus com o piso). O editor Péricles Malheiros, que fez o teste, relatou que, no piso áspero, o barulho de plástico solto chega a incomodar. “Parece que estamos dentro de um chocalho.”

    Continua após a publicidade

    Consumo

    No mês (32,8% na cidade): Gasolina – 12,9 km/l
    Desde set/09 (39,9% na cidade): Gasolina – 11,7 km/l

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.