PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Peugeot 2008

Aposta da marca francesa quer distância do off-road. Baseado no 208, compartilha com o hatch motor, câmbio e até o painel

Por Ulisses Cavalcante
9 jan 2015, 14h43
impressoes

A Peugeot fará sua estreia no segmento de SUVs com um 208 anabolizado. E o modelo não faz questão de esconder a semelhança: compartilha com o hatch a plataforma, o conjunto mecânico e até o painel.

Mas nada disso é demérito, pelo contrário. O zero a mais no nome acrescentou qualidades a um modelo agradável no dia a dia. A principal delas surge quando o motorista se acomoda atrás do volante. É possível notar que a posição de dirigir é parecida, preservando sua postura esportiva. O volante pequeno, idêntico em ambos, torna a dirigibilidade bastante prazerosa. E também facilita a leitura dos instrumentos, vistos por cima do aro superior. No entanto, dependendo da altura do motorista, os relógios podem ficar encobertos.

Essa semelhança com um automóvel comum (hatch ou sedã) é o que diferencia o 2008 dos demais SUVs. E serve como um argumento de vendas: com jeitão de hatch grande, o modelo deve atrair quem não vê um utilitário esportivo como opção viável para sua garagem. Ou acha que essa categoria não valoriza a esportividade.

Ainda não foi possível levar o 2008 para a pista, mas o francês é quem guarda as melhores expectativas no desempenho. Será o primeiro Peugeot a utilizar o motor 1.6 THP (turbo) acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades – no DS3, por exemplo, essa combinação é divertidíssima. São 165 cv a 6 000 rpm e 24,5 mkgf a 1 400 rpm. Se você aguardava um 208 envenenado, e até hoje essa configuração não veio, pode começar a juntar dinheiro. A vocação do SUV 2008 é estritamente urbana. E os pneus 225/50 R17 corroboram essa aptidão. A unidade fotografada veio com os novos Goodyear EfficientGrip, específicos para o asfalto.

Continua após a publicidade

Por dentro, a qualidade de acabamento é ligeiramente superior à do 208. Há esmero em detalhes aparentes, como o emprego de metais no pomo da alavanca de câmbio e um freio de estacionamento estilizado. Há detalhes cromados no volante, nas molduras de saídas de ar e no sistema multimídia.

A Peugeot ainda não revelou quais versões pretende lançar, mas o leque deve ser inaugurado com duas: Allure e Griffe. A primeira deve partir de R$ 58 000, equipada com o motor 1.6 flex aspirado do 208 (de 122 cv) e câmbio manual de cinco marchas. E, como opcional, a caixa automática sequencial de quatro velocidades – também disponível no hatch. Já a Griffe, topo de linha, deve ficar na casa dos R$ 80 000 e será a única a oferecer o propulsor 1.6 turbo. Porém, com uma novidade: o 2008 fará sua estreia equipado com o THP Flex, capaz de rodar com álcool ou gasolina. O uso do etanol deve elevar a potência original, que é de 165 cv.

Dois equipamentos também serão exclusivos do 2008 Griffe: o teto panorâmico de vidro e o Grip Control. Este último controla o gerenciamento eletrônico do motor e o funcionamento do controle de estabilidade, adaptando o carro às condições do piso. Por meio de um seletor no console, o motorista escolhe a condição de rodagem compatível (neve, areia, asfalto ou terra) e a eletrônica modifica o controle da tração – só na dianteira. Não haverá configuração 4×4.

Continua após a publicidade

O lançamento está previsto para o começo de maio, e a data sugere que o franco-brasileiro produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, seja apresentado após o Renegade e o HR-V. A ideia da marca é aguardar as movimentações das rivais para divulgar preços mais convidativos.

O modelo das fotos é o mesmo que estava exposto no Salão do Automóvel. Se você não gostou das rodas ou dos adesivos, não se preocupe. Eles não devem ser oferecidos de série, nem como opcional.

A Peugeot espera que um em cada cinco Peugeot vendidos seja 2008. É uma tentativa de oxigenar o caixa da empresa, que hoje não anda bem.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

É o SUV mais urbano do trio e também o mais esportivo. Se você gosta desse tipo de carro, mas não precisa de 4×4, pode ser uma boa opção.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.