Por Péricles Malheiros
57 508 km
Na reta final de sua jornada no Longa Duração, o 3008 tem rodado mais na cidade. No último mês, nosso Peugeot rodou 1467 km, 34,4% deles (505 km) em trechos urbanos. E não é que o consumo moderado continua sendo um dos pontos mais elogiados? O crossover também é o modelo de nossa frota atual com os melhores números de desempenho, principalmente nas provas de aceleração e retomada de velocidade, mérito do seu notável motor 1.6 turbo.
Ágil e confortável, o 3008 está íntegro, mesmo às vésperas de sua aposentadoria. “Apesar de alguns ruídos, a suspensão passa a sensação de robustez”, diz o editor Péricles Malheiros. “Os vidros elétricos sobem e descem sem lentidão, assim como a tela acrílica do HUD, o Head-Up Display”, afirma.
Neste mês, o 3008 passou seis dias na concessionária Aquitaine, em São Paulo (SP), para resolver o problema do chiado que vinha do cofre. Nosso consultor, Fabio Fukuda, fez um diagnóstico antes da internação: “O problema está na polia tensora da correia de acessórios”. Na retirada do carro, porém, o consultor da Aquitaine indicou um problema diferente: “Trocamos a junta do coletor de escape. Havia um pequeno vazamento, por onde saía parte dos gases provenientes da queima da mistura ar-combustível”, disse. Como a garantia do 3008 é de três anos, o reparo não foi cobrado.
De volta à Fukuda Motorcenter, nosso consultor explicou: “Ainda que houvesse vazamento, era pequeno a ponto de nenhum dos motoristas ter notado piora no consumo ou desempenho. De qualquer maneira, não era o coletor a fonte dos ruídos reclamados”. Por que, então, o barulho sumiu? “A concessionária deve ter aplicado um spray que aumenta o grip da borracha na polia. O ruído some, de fato, mas tende a voltar depois de algum tempo”, disse Fukuda. Será que voltará antes da hora do desmonte?
Consumo
No mês (34,4% na cidade): Gasolina – 11,6 km/l
Desde mar/11 (33,9% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l
Principais ocorrências
55295 km – ruído proveniente da polia tensionadora da correia
Sistema de emergência abaixo do banco libera a alavanca do câmbio em caso de travamento.