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Palio x Gol x Ka x HB20 x Onix: a guerra dos 1.0

Qual consome menos? Qual anda mais? Qual é a melhor compra entre os 1.0 mais vendidos do mercado?

Por Ulisses Cavalcante / Arte: Fábio Paiva / Ilustrações: Lambuja Atualizado em 23 nov 2016, 21h10 - Publicado em 6 jun 2016, 17h01

Comparativo: 1.0

Há poucas regras na guerra: 5 hatches lutando em um território econômico ruim. Todos começam iguais: motor e preço inferior a R$ 45.000, sem opcionais. Bons atributos elevam o nível do jogador. Vence quem tiver os melhores argumentos de venda.

5° – Fiat Palio Attractive

Comparativo: 1.0
Fiat Palio Attractive

O Palio carrega o peso da idade, mas é veterano – e a experiência o valoriza. Pelo menos é o que sugere o ranking da Fenabrave, onde apareceu como o segundo mais vendido em 2015 – o índice, vale lembrar, reúne tanto o Palio atual como o Fire, de geração antiga. Porém, já caiu para a 4ª posição no acumulado de 2016, e terminou este comparativo em quinto lugar.

Comparativo: 1.0
Fiat Palio Attractive

A principal razão é sua defasagem. O 1.0 de 4 cilindros trouxe o pior consumo: 9,9 km/l na cidade e 14,9 na estrada. Tem suspensão macia e bancos com espuma de baixa densidade (um conjunto excessivamente mole). Nem os freios se salvaram: a 120 km/h, precisou de 72,5 m até parar (o melhor, o Ka, fez em 65,7 m). Já o som é de uma geração passada: rádio que parece ter sido instalado em loja de acessórios e alto-falantes suficientes apenas para ouvir notícias. Pior: custa caro. Esse opcional sai por R$ 2.157, pois está atrelado aos retrovisores elétricos. E o volante multifuncional custa R$ 610 adicionais.

Comparativo: 1.0
Fiat Palio Attractive

Embora seja o mais em conta do quinteto – custa R$ 42.410, esse valor inclui poucos atrativos. Ao  equilibrar os acessórios com os rivais (alarme, chave canivete e som com comandos na direção), o preço sobe para R$ 45.688. Rodas de liga, vidros traseiros elétricos ou acabamento mais caprichado, tudo é vendido à parte. Essa estratégia complica a compra e pode levar o cliente  a optar por uma unidade que não tenha os recursos desejados. Ou, pior, migrar para a concorrência.

Fiat Palio Attractive (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 19,9 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 39,6 s – 127,1 km/h
Velocidade máxima 157 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 10,4 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 15,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 37 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 17,4 / 30,6 / 72,6 m
Consumo urbano 9,9 km/l
Consumo rodoviário 14,9 km/l
Preço inicial R$ 42.410

 

 

4° – VW Gol Comfortline

Comparativo: 1.0
Volkswagen Gol Comfortline

Lançada em 2008, a atual geração do Gol tem bônus e ônus. Entre as vantagens, ele conta com o melhor ajuste de suspensão da categoria, assentos confortáveis com tecidos de qualidade, bom nível de torque em baixa rotação e respostas instantâneas do motor ao acelerador. São características que agradam ao público brasileiro, que valoriza a sensação de agilidade e prontidão do propulsor. Mas é só impressão.

O Gol não se destacou na prova de 0 a 100 km/h, tampouco nas retomadas. Mas mandou bem em economia de combustível. Registramos 13 km/l em ciclo urbano, o melhor dos cinco, e 17,2 km/l no consumo rodoviário – atrás apenas do HB20 (17,5 km/l).

Comparativo: 1.0
Volkswagen Gol Comfortline

Mesmo com a reestilização mais recente, o Volks está envelhecido. É a segunda (e última) renovação antes da chegada de um modelo inteiramente novo. E isso reduz suas chances de retomar a liderança de vendas, apesar da notória recuperação desde o facelift – foi o 3° carro mais vendido em maio, e já ocupa a 5ª posição no acuulado de 2016.

Comparativo: 1.0
Volkswagen Gol Comfortline

E há uma pegadinha: aparentemente seu preço é convidativo – só o Palio custa menos. Porém, sua lista de equipamentos de série é curta. Ao equipará-lo com os itens de fábrica de Onix, Ka e HB20, o VW passa a ser o mais caro (sobe de R$ 43.790 para R$ 48.367). E não é fácil comprar um Gol: o interessado precisa decifrar uma complicada combinação de pacotes. Mas vale a pena tentar, pois o  sistema de conectividade da marca é o mais moderno da categoria.

VW Gol Comfortline (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,5 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 37,3 s – 137,7 km/h
Velocidade máxima 175 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 10,4 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 16,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 29,3 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,3 / 28,9 / 66,2 m
Consumo urbano 13 km/l
Consumo rodoviário 17,2 km/l
Preço inicial R$ 43.790

 

3° – Chevrolet Onix LT

Comparativo: 1.0
Chevrolet Onix LT

O Onix tomou do Gol a liderança de vendas e conquistou outro mérito: elevou a nota de corte do segmento. Para conter custos, a Chevrolet construiu o hatch em uma plataforma compartilhada com modelos superiores (Cobalt, Sonic e Spin), incluindo a mecânica e componentes eletrônicos. Isso lhe conferiu vantagens, como o multimídia MyLink e a opção de caixa automática de seis marchas (igual à do Cruze).

O sistema de som sofisticado trouxe valor a uma categoria pontuada pela frugalidade. A GM apostou em assentos envolventes e um painel bem-acabado, com mostradores digitais e comandos elétricos. Além disso, o leque de versões é simples de entender (LS, LT e LTZ), com motores 1.0 ou 1.4 e duas opções de transmissão. A LT, intermediária tabelada em R$ 43.390, vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, chave tipo canivete com controle remoto, travas e vidros elétricos. Mas fica devendo retrovisores com regulagem elétrica.

Comparativo: 1.0
Chevrolet Onix LT

Fora a pintura metálica, cobrada à parte, a marca não confunde o cliente com pacotes incompreensíveis. O kit R7L corresponde ao MyLink e volante multifuncional, por R$ 2.000. Com os dois itens adicionados, a conta sobre para R$ 46.740.

Comparativo: 1.0
Chevrolet Onix LT
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Porém, o hatch está prestes a mudar. É o próximo da fila a receber uma atualização de estilo. Se você não se importa com um visual defasado, aproveite a chance para negociar descontos no preço de tabela.

Chevrolet Onix LT (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 37,4 s – 136,3 km/h
Velocidade máxima 167 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 9,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 16 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 31,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,5 / 28,6 / 67,3 m
Consumo urbano 10,6 km/l
Consumo rodoviáro 15,4 km/l
Preço inicial R$ 43.390

 

2° – Ford Ka SE Plus

Comparativo: 1.0
Ford Ka SE Plus

O Ka parece ser o menor da classe, mas não se engane: ele é 1 cm mais comprido que o Palio e tem 5 cm a mais que o HB20 na altura. Além disso, briga de igual para igual em preço, consumo, nível de equipamentos e desempenho.

Aliás, o Ford obteve os melhores resultados nas provas de aceleração e retomada de velocidade. No 0 a 100, foram quase 5 segundos a menos que o pior colocado. O Ka ficou na frente em todas as passagens. Nas frenagens, também desbancou a concorrência nos três ciclos avaliados, utilizando menos pista até a parada total.

Comparativ: 1.0
Ford Ka SE Plus

Na parte interna, se destaca pela direção com assistência elétrica e boa ergonomia – tem um competente sistema de ajuste do assento. Vem de série com volante multifuncional, dotado de comandos para o som e controle do celular por Bluetooth. Mas as qualidades param por aqui.

Comparativo: 1.0
Ford Ka SE Plus

O acabamento é descuidado e faltam recursos importantes, como porta-copos ou nichos para guardar o celular. A versão intermediária (SE Plus) custa R$ 44.390 e conta com comandos de som no volante e coluna ajustável em altura. Vem com Isofix e vidros elétricos com função um-toque. Mas o sistema de som é complicado de usar e o visor digital é pequeno  (3,5 pol) – mesmo problema do painel de instrumentos. Se possível, fique com a versão mais cara (SEL), pois vem equipada com ESP.

Ford Ka SE Plus (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,4 s – 140,1 km/h
Velocidade máxima n/d
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 9,5 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 15,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 28,1 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,6 / 26,8 / 65,7 m
Consumo urbano 11,5 km/l
Consumo rodoviário 15,6 km/l
Preço R$ 44.390

 

1° – Hyundai HB20 Comfort Plus

Comparativo: 1.0
Hyundai HB20 Comfort

Quatro anos atrás, as montadoras tradicionais não viam o HB20 como uma ameaça, apesar de reconhecer suas aptidões. O coreano não só provou seu valor como revirou a tabela de vendas nacionais. Ele fechou 2015 na quar­ta posição do ranking da Fenabrave, e no acumulado de 2016 entre janeiro e maio já ocupa o segundo lugar.

Esse sucesso não é mero acaso. A marca caprichou no visual, foi relativamente generosa na lista de equipamentos de série e não descuidou do atendimento no pós-venda.

Comparativo: 1.0
Hyundai HB20 Comfort

No ano passado, mesmo sem sinais de cansaço na aparência, o compacto de Piracicaba (SP) passou por uma reforma que atualizou o visual e a oferta de equipamentos. A Hyundai instalou novas centrais multimídia – uma delas capaz de espelhar smartphones. A versão automática recebeu câmbio de seis marchas e a grade frontal passou a ostentar o estilo dos SUV da marca. E no mês passado, recebeu uma nova versão intermediária com motor 1.0 turbo, situado entre o 1.0 aspirado (que deve continuar respondendo pela maior parte das vendas) e o 1.6.

Não há opcionais: o cliente escolhe entre um leque de três versões (Comfort, Comfort Plus e Comfort Style) e paga um valor adicional pelas cores metálicas (R$ 1.100). A Intermediária Comfort Plus, avaliada aqui, é tabelada em R$ 43.745 iniciais.

Comparativo: 1.0
Hyundai HB20 Comfort

O HB20 roda macio, tem materiais de boa qualidade e construção caprichada: só ele e o Onix têm vedação dupla nas portas. Foi o melhor na prova de consumo rodoviário (17,5 km/l), mas desapontou no 0 a 100 (17,1 s). Pior que ele, só o Palio. Para que ter pressa quando se está a bordo de um carro superior ao dos vizinhos?

Hyundai HB20 Comfort Plus (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 37,9 s – 136,5 km/h
Velocidade máxima 161 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 9,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 16,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 28,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,3 / 30,2 / 66,6 m
Consumo urbano 12 km/l
Consumo rodoviário 17,5 km/l
Preço inicial R$ 43.745

 

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio – Os motores 3 cilindros se deram bem nos testes de aceleração e de consumo. Por ora, só Ka, Gol e HB20 adotam essa configuração, mas Fiat e Chevrolet já sinalizaram que devem ir pelo mesmo caminho.

Dirigibilidade – HB20, Gol e Ka são as referências nesse quesito: o Hyundai é o mais equilibrado; Volks agrada com um competente ajuste de suspensão. O Ka ganha pontos com a direção elétrica e ergonomia acima da média.

Segurança – São relativamente parelhos, mas o Ka se sai melhor: tem controle de estabilidade na versão mais cara e Isofix de série. O Hyundai tambémconta com os pontos de fixação de cadeirinha infantil.

Seu bolso – O HB20 é o hatch que oferece mais pelo que custa: visual bacana, alto nível de conforto e lista de equipamentos caprichada. Já o Gol, mais caro da turma levando em conta os opcionais, seria o campeão nesse quesito se não tivesse tantos equipamentos cobrados à parte. Ford e GM também oferecem versões intermediárias recheadas – são compras racionais que fazem valer o que custam.

Conteúdo – A Volks é a que mais oferece equipamentos – e um Gol completo é excelente, como a unidade fotografada comprova. Porém, inviável do ponto de vista financeiro, já que a marca abusa dos opcionais. HB20 e Ka, nesse quesito, ficam na dianteira por virem bem equipados já nas versões do meio (Comfort Plus e SE Plus, nessa ordem).

Vida a bordo – O HB20 oferece vários porta-objetos e até um compartimento com tampa escamoteável junto ao câmbio. Agrada pela ergonomia, mesma qualidade do Ka. No outro extremo, o Palio mostra-se ultrapassado. Tem sistema de som simples e difícil de usar. Não tem tela de alta resolução e o USB fica dentro do porta-luvas. O Onix é espaçoso e trata bem seus ocupantes, com assentos confortáveis.

Qualidade – O acabamento do HB20 é melhor e utiliza plásticos de boa qualidade. A Chevrolet também foi cuidadosa na escolha de materiais.

 

VEREDICTO QUATRO RODAS

A leitura competente que a Hyundai fez de nosso mercado resultou em um carro bem adaptado às preferências locais. Por isso, o HB20 agrada em vários aspectos, superando os rivais com pontos de sobra.

Ficha Técnica
Palio Attractive Gol Comfortline Onix LT Ka SE Plus HB20 Comfort Plus
Motor flex, transv., 4 cil., 8V, 999 cm³, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm lex, transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 82/75 cv a 6.250 rpm, 10,4/9,7 mkgf entre 3.000 e 3.800 rpm flex, transv., 4 cil., 8V, 999 cm³, 80/78 cv a 6.400 rpm, 9,8/9,5 mkgf a 5.200 rpm flex, transv., 3 cil., 12V, 997 cm³, 85/80 cv a 6.500 rpm, 10,7/10,2 mkgf a 3.500 rpm flex, transv., 3 cil., 12V, 998 cm³, 80/75 cv a 6.200 rpm, 10,2/9,4 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração diant. manual, 5 marchas, tração diant. manual, 5 marchas, tração diant. manual, 5 marchas, tração diant. manual, 5 marchas, dianteira
Direção hidráulica, 9,9 m (diâmetro de giro) elétrica, 10,8 m (diâm. giro) hidráulica, 10,4 m (diâ­metro de giro) elétrica, n/d (diâmetro de giro) hidráulica, 10,2 m (diâ­metro de giro)
Suspensão McPherson (dianteira), eixo de torção (atrás) McPherson (diant.), eixo de torção (atrás) McPherson (diant.), eixo de torção (atrás) McPherson (dianteira), eixo de torção (atrás) McPherson (diant.), eixo de torção (atrás)
Freios disco vent. na dianteira, tambor atrás disco vent. na dianteira, tambor atrás disco vent. na dianteira, tambor atrás disco vent. na dianteira, tambor atrás disco vent. na dianteira, tambor atrás
Pneus 175/65 R14 195/55 R15 185/70 R14 195/55 R15 185/60 R15
Peso 1.062 kg 998 kg 1.010 kg 1.007 kg 953 kg
Dimensões comp., 387,5 cm; larg., 167 cm; alt., 150,4 cm; entre-eixos, 242 cm; tanque, 48 l; porta-malas, 280 litros comp., 389,7 cm; larg., 165,6 cm; alt., 146,4 cm; entre-eixos, 246,4 cm; tanque, 55 l; porta-malas, 285 litros comp., 393 cm; larg., 170,5 cm; alt., 148,4 cm; entre-eixos, 252,8 cm; tanque, 54 l; porta-malas, 280 litros comp., 388,6 cm; larg., 169,5 cm; alt., 152,5 cm; entre-eixos, 249,1 cm; tanque, 51 l; porta-malas, 257 litros comp., 390 cm; larg., 168 cm; alt., 147 cm; entre-eixos, 250 cm; tanque, 50 l; porta-malas, 300 litros
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