Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Audi A6 é para patrões que querem assumir o controle

Quatro rodas direcionáveis, tela que não deixa marcas de dedos, celular que funciona como chave e sistema de 48 volts são alguns dos truques do sedã

Por Joaquim Oliveira, de Portugal
12 jul 2018, 19h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi A6
    Dianteira do novo A6 é praticamente igual à do A7, com o qual compartilha a plataforma (Divulgação/Audi)

    Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E: estes são os maiores sedãs de luxo alemães que alguém vai dirigir – A8, Série 7 e Classe S são, na verdade, para quem pretende curtir a viagem no banco de trás.

    Nessa briga de carros com quase 5 metros, o BMW sempre foi o mais esportivo de dirigir e o Mercedes levava o prêmio de conforto máximo, enquanto o Audi era sempre a segunda melhor opção.

    Mas essa história mudou. Desde que os engenheiros alemães desenvolveram o eixo traseiro direcional, a Audi subiu um degrau.

    Audi A6
    Apesar de belas,as saídas de escape no para-choque são apenas estéticas (Divulgação/Audi)

    Agora o novo A6 (ao lado do A7 Sportback) passou a ser referência no segmento em termos de agilidade e eficiência de comportamento em estrada.

    O fato de as rodas traseiras poderem rodar na direção oposta à das dianteiras (até 60 km/h) torna o sedã muito mais ágil em curvas. A prova disso é que seu diâmetro de giro (11,1 metros) é quase igual ao do Audi A3, que é 63 cm menor.

    Continua após a publicidade

    A partir dos 60 km/h, as rodas traseiras passam a esterçar na mesma direção das dianteiras, favorecendo a estabilidade em rodovias. Porém, esse é um recurso opcional que vai custar, na Europa, em torno de 2.000 euros.

    Audi A6
    Com 4,94 metros, o sedã é 52 cm maior do que um Compass (Divulgação/Audi)

    Assim, nem parece que o A6 tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 de largura e 1.760 kg de peso. Esse sistema faz você esquecer que tem nas mãos um enorme sedã – ele é 52 cm maior do que um Jeep Compass.

    Com a tração integral Quattro e uma direção superdireta (são só 2,3 voltas no volante, medida semelhante à de um Porsche 911), o A6 se transforma num carro quase esportivo.

    Ainda mais com o motor V6 turbo de 3 litros com 340 cv e 51 mkgf acoplado à transmissão automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.

    Continua após a publicidade

    Quem tem alma de piloto vai amar as borboletas para trocas de marchas, que são bem próximas das mãos, logo atrás do volante.

    Audi A6
    A unidade avaliada estava calçada com enormes pne255/35 R21us 255/35 R21255/35 R21255/35 R21 (Divulgação/Audi)

    São tão práticas e compactas que é possível fazer curvas fechadas em cotovelo bastando apenas um movimento curto dos braços – lembrando que no A6 básico, com eixo traseiro estático, a direção é bem menos direta, apesar de manter a resposta variável.

    O comportamento torna-se ainda mais esportivo se o A6 tiver a suspensão pneumática e se selecionarmos o modo dynamic, que faz com que a carroceria desça 3 cm em relação à sua altura padrão – há ainda a suspensão básica tradicional e outra com amortecedores eletrônicos de dureza variável.

    Confortável e esportiva

    Continua após a publicidade

    No nosso test drive, no norte de Portugal, dirigimos um A6 55 TFSI com a suspensão pneumática, que consegue proporcionar o melhor de dois mundos. Entrega todo o conforto necessário em pisos mal conservados e dá aquela sensação de tapete voador ao trafegar em rodovias, mas é capaz de conter o excesso de movimentos laterais da carroceria em curvas, mesmo nas mais fechadas. 

    Audi A6
    Motorização V6 turbo de 3 litros fornece generoso 340 cv (Divulgação/Audi)

    Ele traz o motor V6 3.0 TFSI de 340 cv, que vai equipar o carro que será vendido no Brasil logo na estreia, no primeiro trimestre de 2019. No segundo semestre, chega o 2.0 TFSI, com 290 cv.

    A novidade do 3.0 fica por conta do seu sistema parcialmente híbrido. Há duas redes elétricas, a tradicional de 12 volts e uma nova de 48 volts, que usa a energia recuperada pelo alternador e envia a uma bateria de íons de lítio (sob o porta-malas, que conserva os 530 litros da geração anterior).

    Audi A6
    Cabine oferece espaço com conforto para cinco pessoas (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Isso torna o arranque do motor com start-stop bem mais suave e aumenta o período em que o carro é conduzido em modo de zero emissão (de 34 km/h a 160 km/h e durante um máximo de 40 segundos), o que ajuda a reduzir ligeiramente o consumo.

    Audi A6
    Acento central traseiro contém um túnel entre os pés (Divulgação/Audi)

    Mais inovador do que o design exterior (que traz a dianteira igual à do A7) é o interior, onde cabem cinco adultos, ainda que o passageiro central traseiro não possa evitar o incômodo do túnel entre os pés.

    Os bancos têm uma qualidade de execução fora de série e podem ter nas versões mais caras uma função de massagem executada por dez câmaras pneumáticas, com sete programas e três níveis de intensidade.

    Audi A6
    Três telas: quadro da instrumentos central multimídia e climatização (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    O painel – com um desenho moderno, direcionado para o motorista e de ótima qualidade de materiais e montagem – dispõe de até três telas digitais, uma no quadro de instrumentos (de 12,3 polegadas) e outras duas ao centro (a de baixo gerencia apenas o sistema de ar-condicionado).

    Audi A6
    O câmbio automatizado de sete marchas permite trocas pela alavanca ou pela borboleta atrás do volante (Divulgacão/Audi)

    Quase não há botões e desapareceu o comando tipo joystick que começou a ser utilizado pela BMW há quase dez anos. Bacana mesmo é que os monitores são revestidos por uma película de plástico que reduz as indesejáveis marcas de dedos.

    Os truques tecnológicos nesse A6 são tão variados que estão presentes até fora do carro: há um aplicativo de celular que permite ao motorista personalizá-lo com o Audi Connect Key.

    O recurso faz com que até cinco smartphones possam travar e destravar as portas ou dar a partida do motor sem precisar da chave do carro. Haja modernidade!

    Veredicto

    Com os avanços na nova geração, o Audi A6 virou um rival direto para a esportividade do BMW Série 5 e o conforto do Mercedes Classe E

    Ficha técnica – Audi A6

    Preço: 70.000 euros
    Motor: gasolina, dianteira, longitidunal, V6, 24V, turbo, injeção direta, 2.995 cm³, 84,5 x 89 mm; 11,2:1; 340 cv a 5000-6400, 51 mkgf a 1.370-4.500
    Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração integral
    Suspensão: multilink nas 4 rodas
    Freios: disco vent. nas 4 rodas
    Direção: elétrica
    Pneus: 255/35 R21
    Dimensões: comprimento, 493,9 cm; largura, 188,6 cm; altura, 145,7 cm; entre-eixos, 292,4 cm; peso, 1.760 kg; tanque, 63l; porta-malas, 530 l
    Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,1s; veloc. máx., 250 km/h*

    *Dados de fábrica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.