Mercedes-Benz CLA
A busca por novos clientes leva a Mercedes-Benz a um segmento que ela sempre esnobou
![impressoes impressoes](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/5658c042de40d631f8498e03653_cla_01.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
O CLA é o novo Mercedes de uma nova Mercedes. Na sua apresentação, executivos da marca afirmaram que, dentro da empresa, ele é chamado de “o Mercedes que seu pai nunca dirigiria”. Discordo. Meu pai, fã da marca, dirigiria qualquer fusca que eles viessem a lançar, se não estivesse aposentado do volante. E é justamente esse afastamento de seus clientes mais velhos que preocupa a estrela de três pontas. Por isso, o sedã compacto CLA tem que brilhar forte para chamar a atenção de quem não costuma olhar para o céu.
Ele tem dianteira imponente, com dois ressaltos no capô e uma grade cravejada de pontos brilhantes que nem o CLS possui. As janelas das portas não têm as molduras, detalhe que realça sua luxuosidade. A silhueta esguia e esportiva não é só um exemplo de design bem-sucedido: dá ao modelo o título de carro mais aerodinâmico da marca (Cx 0,23). Até a parte inferior, que os olhos não veem, foi tratada para “escoar” melhor a passagem de ar sob a carroceria.
Esse sedã com ares de cupê é o terceiro fruto da plataforma NGCC, sigla para “Nova Geração de Carros Compactos”, da qual partem o Classe A, Classe B e, no final do ano, o utilitário esportivo GLA. Rico em atributos, é um carro gostoso de guiar, silencioso e confortável. Na frente e atrás, os ocupantes encontram conforto de categorias de cima. Isso se, claro, quem for atrás tiver menos de 1,60 metro. Acessar o banco traseiro requer alguma ginástica por causa do teto rebaixado na coluna C.
A Mercedes optou por fazer a estreia com uma versão completa (e cara) a 150 500 reais. Se é com base no Classe A, deveria custar menos que o C, certo? Sim. E isso irá acontecer quando a nova geração do sedã chegar. Mas o curioso é que, na tentativa usar o CLA para se aproximar dos jovens, ela começa justamente com uma versão que tende a afastá-los, por conta do alto preço. Por ora, essa estratégia foi adotada para não atrapalhar o Classe C. Assim, a versão CLA 200 1st Edition é recheada: rodas aro 18, GPS, teto de vidro, faróis bixenônio e borboletas atrás do volante. O motor 1.6 turbo de 156 cv faz boa dupla com o câmbio automatizado de sete marchas, mas não é uma referência em desempenho. O sedã é mais afeito ao conforto e à suavidade.
Ainda em 2014, estreará um CLA mais barato (e menos equipado), adequando seu posicionamento. Se você estiver animado a pagar o que a Mercedes pede hoje, pelo menos reclame da falta de sensor de estacionamento e câmera de ré.
![Novo bebê da família Mercedes-Benz: eis o CLA | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Novo bebê da família Mercedes-Benz: eis o CLA | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_01.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A versão definitiva do Concept Style Coupé é praticamente idêntica ao carro-conceito | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A versão definitiva do Concept Style Coupé é praticamente idêntica ao carro-conceito | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Cheio de linhas ousadas, o carro tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Cheio de linhas ousadas, o carro tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_03.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Olhando de lado é impossível esconder o parentesco com o CLS | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Olhando de lado é impossível esconder o parentesco com o CLS | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_04.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O Classe A também serviu de referência para os designers da Mercedes-Benz | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O Classe A também serviu de referência para os designers da Mercedes-Benz | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_05.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O kit aerodinâmico oferecido como opcional deixa o CLA ainda mais atraente | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O kit aerodinâmico oferecido como opcional deixa o CLA ainda mais atraente | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![A traseira é um dos melhores ângulos do sedã. Você concorda? | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> A traseira é um dos melhores ângulos do sedã. Você concorda? | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_07.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![O interior é quase igual ao do Classe A | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> O interior é quase igual ao do Classe A | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Os bancos esportivos podem receber acabamento exclusivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Os bancos esportivos podem receber acabamento exclusivo | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Nos Estados Unidos, o CLA será oferecido com um motor 2.0 de 208 cv | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Nos Estados Unidos, o CLA será oferecido com um motor 2.0 de 208 cv | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Boa notícia para os brasileiros: o CLA pode ser produzido aqui em breve | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Boa notícia para os brasileiros: o CLA pode ser produzido aqui em breve | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_11.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Se isso realmente acontecer, o CLA pode ser vendido por menos de R$ 100 mil | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a> Se isso realmente acontecer, o CLA pode ser vendido por menos de R$ 100 mil | <a href="https://quatrorodas.abril.com.br/saloes/detroit/2013/mercedes-benz-cla-730475.shtml" rel="migration">Leia mais</a>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/140113_cla_12.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)