A revisão de 60.000 km da nossa Fiat Strada do Longa Duração não foi feita exatamente na concessionária onde o serviço foi agendado, porque ela nem sequer tinha oficina.
“Fiz o agendamento via WhatsApp para a Fiat Original São Miguel, onde só pediram o modelo do carro, a quilometragem e meu nome. Na véspera, não houve confirmação do agendamento e, ao chegar ao local no dia e hora marcados, era apenas um showroom. A oficina ao lado era VW Original”, conta o piloto Leonardo Barboza.
Barboza, então, que se encaminhou para outra Fiat Original a 2,5 km dali, onde descobriu que o agendamento havia sido feito para a unidade do município de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Pelo menos, aceitaram receber o carro sem agendamento prévio, mas com conclusão do serviço para o dia seguinte.
Outra prática legal foi o técnico ter aberto o site da Fiat, mostrado os serviços (especialmente a troca da correia de acessórios) e o valor fixo.
Depois sugeriu serviços extras como limpezas de motor, arrefecimento, bicos injetores e do freio traseiro (com lubrificação), e higienização do ar-condicionado, mas sem forçar a barra.
Como sempre, dispensamos e pedimos o alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 149) e troca do filtro do ar-condicionado (R$ 85). No total, a revisão sairia por R$ 990.
Mais tarde, nos contataram relatando que duas lâmpadas da lanterna traseira esquerda haviam queimado, o que de fato aconteceu naquela manhã. A troca custou R$ 56,64.
Na retirada, fomos recebidos por outro técnico, que mostrou as peças trocadas e checklist com todas as inspeções feitas, algo que, na atual equipe de QUATRO RODAS, nós nunca vimos.
Também sinalizou que o rodízio havia sido feito em “X”, conforme o plano de manutenção do carro. Porém, a posterior inspeção do serviço na Fukuda Motorcenter revelou que o rodízio foi feito sem trocar os pneus de lado, único erro desta revisão.
Nova Fiat Strada – 60.101 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 526,68 Revisão: 990 Duas lâmpadas: R$ 56,64 |
Consumo: | No mês: 11,1 km/l com 35,8% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 36,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |