Hora da terceira revisão da Fiat Strada. Marcamos o serviço na Fiat Sinal de Santo Amaro, em São Paulo. Foi um encaixe na hora do almoço com a promessa do carro pronto apenas no dia seguinte.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
O serviço de 30.000 km prevê a troca dos 4 litros de óleo e dos filtros de ar e óleo do motor, além de verificações dos sistemas do carro, e estava tabelado em R$ 492. Contudo, saiu por R$ 481 e ainda pagamos R$ 179 pelo alinhamento (que fazemos em todas as revisões, chegando ao total de R$ 660.
Na “empurroterapia”, chamou atenção a sugestão para trocar o líquido de arrefecimento do motor, que a Fiat só recomenda que seja feita a cada dois anos, independentemente da quilometragem. Quando sugeriram a limpeza do ar-condicionado (R$ 250), pedimos apenas a troca do filtro antipólen (R$ 60), além da verificação de um barulho metálico na dianteira ao passar por irregularidades e questionamos sobre o nível do óleo do motor estar abaixando.
Na entrega, o técnico disse que fizeram o reaperto de componentes da suspensão dianteira, o que eliminou o barulho. Quanto ao consumo de óleo, disse que foi feita a medição da compressão dos cilindros do motor e que estava tudo bem, e sugeriu que o motor poderia estar com um óleo de viscosidade errada, mais fina.
Difícil: além de ter sido colocado na revisão dos 20.000 km, a Strada usa óleo de viscosidade 0W20, o mais fino disponível hoje no mercado nacional.
Foi na verificação dos serviços que o técnico Fabio Fukuda, da Fu-kuda Motorcenter, percebeu que o filtro do ar-condicionado não havia sido trocado, nem sequer entrou na ordem de serviço e, por isso, também não foi cobrado.
Por sinal, não fizeram também a verificação dele, conforme a Fiat preconiza: “Se tivessem visto, teriam trocado, pois estava bem sujo. O resto do serviço foi feito corretamente, até mesmo o rodízio dos pneus”, conta Fukuda.
Falando nos pneus, os Dunlop Enasave aro 16 que estavam na dianteira já acusam um bom desgaste e não irão muito longe. Já era algo que prevíamos: esse modelo tem treadwear, índice que sinaliza a durabilidade dos pneus, de 240.
É um número baixo: os Pirelli Scorpion ATR aro 15 que vêm de série na Strada Volcano têm treadwear 440, podem durar quase o dobro da quilometragem.
Nova Fiat Strada – 30.405 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 6.508 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 895,70 Revisão: R$ 660 |
Consumo: | No mês: 15,3 km/l com 27,3% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 31,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |