Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa duração: câmbio torna Fiat Strada cansativa e eleva consumo

Strada Volcano faz de tudo um pouco, mas relação de câmbio prejudica sua vida como carro de passeio

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 out 2021, 11h03 - Publicado em 29 out 2021, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Strada
    A Fiat Strada em viagem ao Rio de Janeiro (Henrique Rodrigues/Quatro Rodas)

    Dizem que o bom é inimigo do ótimo, e esta parece ser a filosofia da Fiat Strada cabine dupla. Ela consegue atender a vários públicos, mas mais como um quebra-galho do que como solução definitiva. Pelo menos se o assunto não é carga.

    Publicidade

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90

    Publicidade

    As paredes altas da caçamba se mostraram úteis por permitir o transporte de uma cadeira de escritório deitada sem que a capota precisasse ser aberta, ao contrário do que aconteceu em outra ocasião com a capota da caçamba de uma Chevrolet S10.

    Mas os ocupantes de uma S10 não têm muito do que reclamar. Já viajar no banco traseiro da Strada é cansativo, por conta do espaço quase tão limitado quanto o de um Mobi.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O câmbio com relações curtas favorece as arrancadas e retomadas, mas derruba a eficiência do motor em rodovias. Se a 90 km/h constantes é possível fazer 17 km/l, a 120 km/h, quando o motor trabalha ao redor dos 3.700 rpm, a média cai para 13 km/l.

    Uma sexta marcha faz falta. E se pegar algo para beber durante uma viagem, fique atento ao tamanho, pois no nicho à frente da alavanca de câmbio só cabem latinhas. Copos e garrafas ficam tombados.

    Publicidade

    Nova Fiat Strada – 28.000 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 6.508
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.637
    Consumo: No mês: 11,8 km/l com 39,2% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 12,8 km/l com 31,5% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.