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Longa Duração: nosso Fiat Argo precisou de reparo no para-brisa

Em São Paulo, pedrada danificou o para-brisa do nosso hatch, fazendo valer a pena a contratação da cobertura de vidros no seguro

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 abr 2018, 11h24 - Publicado em 20 out 2017, 18h12
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  • Fiat Argo passando por reparo no para-brisa (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

    Para reduzir o valor do seguro do carro, cortar coberturas extras é sempre uma medida tentadora. No caso do Argo, recém-chegado à nossa frota do Longa Duração, se tivéssemos deixado de fora a proteção contra danos nos vidros, teríamos economizado cerca de R$ 150 na apólice. E não teria valido a pena.

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    Ao trafegar com o Argo em São Paulo, o repórter Henrique Rodriguez ouviu o barulho de um impacto no canto superior direito do para-brisa: “Estranhei ter sido atingido, pois não havia nenhum caminhão à minha frente, apenas um HB20.

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    Vi de imediato que o vidro estava trincado, então evitei submeter o carro a situações de torção exagerada, como valetas e lombadas, para não agravar o problema”, diz.

    Como tínhamos a cobertura de vidros no seguro, não pagamos nada pelo reparo da trinca (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

    Sem demora, ligamos para a Sompo Seguradora, que posteriormente retornou o contato informando o horário e a loja da Autoglass (especializada em reparo de vidros) que cuidaria do nosso caso.

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    “Em menos de uma hora e meia, o técnico fez o reparo. Antes, ele informa que o processo pode levar ao aumento repentino da trinca, o que condenaria a peça. Mas foi tudo bem. É quase impossível encontrar o ponto consertado”, diz o piloto de teste Eduardo Campilongo, que acompanhou o reparo, que custaria R$ 110 se não fosse feito pelo seguro.

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    Por curiosidade, contatamos três autorizadas Fiat: Ponto, Amazonas e Sinal. Nelas, a troca do para-brisa sairia por, respectivamente, R$ 2.243, R$ 2.080 e R$ 1.960.

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    A instalação de um para-brisa novo sairia por cerca de R$ 2 mil (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

    Na Sinal, o técnico disse que, como o carro é muito novo, não tinha peça a pronta entrega. “Vai demorar de dez a 15 dias úteis após a colocação do pedido na fábrica.”

    Com 1.000 km, o Argo seguiu para o nosso campo de provas, em Limeira (SP), onde foi submetido a uma bateria completa de testes – veja os resultados no quadro abaixo.

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    No fim da jornada no Longa Duração, aos 60.000 km, ele retornará à pista para as mesmas avaliações. Será que ele manterá o fôlego inicial?

    Teste de pista (com gasolina)

    1.000 km
    Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8 s
    Retomada de 40 a 80 km/h 7,9 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 12,6 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 21,2
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9/28,9/68,6 m
    Consumo urbano 14,5 km/l
    Consumo rodoviário 16,6 km/l

    ARGO – 4.738 km

    Consumo

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