Quando deixamos o Cruze na concessionária Carrera Alphaville, em Barueri (SP), esperávamos gastar pouco mais do que os R$ 644 sugeridos no site da Chevrolet. Mas os serviços extras foram se acumulando e, no final, acabamos pagando R$ 2.771.
Além da revisão em si, com troca de óleo do motor e filtros de combustível, ar, óleo e ar-condicionado, o consultor da Carrera alertou para a necessidade de troca das pastilhas e discos de freio dianteiros e das pastilhas traseiras.
“Ainda não estão abaixo das medidas mínimas toleradas pela marca, mas isso certamente acontecerá antes da próxima revisão. Já deixei pronto o orçamento. Sai por R$ 1.927.” Autorizamos o serviço e, após um dia em manutenção, retiramos o carro revisado e com freios novos.
Como de praxe, o carro seguiu diretamente para a oficina Fukuda Motorcenter, onde o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, fez uma verificação dos serviços prestados.
“Todas as peças com troca prevista na revisão foram, de fato, substituídas. Também foram honestos ao recomendar a manutenção no freio. As pastilhas estavam se aproximando do limite de desgaste e não suportariam rodar outros 10.000 km até a revisão.
Quanto aos discos dianteiros, talvez até resistissem, mas, como as pastilhas eram novas, o melhor a fazer era, realmente, antecipar a troca”, disse Fukuda após fazer uma análise dimensional dos componentes.
Ele elogiou ainda o fato de o técnico da Carrera ter recomendado uso mais cuidadoso dos freios por alguns quilômetros, para uma perfeita acomodação das pastilhas nos discos.
Chevrolet Cruze – 46.893 km
Consumo
- No mês: 6,7 km/l com 18,4% de rodagem na cidade
- Desde out/16: 8 km/l com 22,4% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (etanol)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 2.890
- Revisão: R$ 644
- Alinhamento: R$ 200
- Freio: R$ 1.927
Ficha técnica
- Versão: LTZ 1.4T
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.399 cm3, 16V, flex, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 25,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas