Não se deixe levar pelas aparências quando o carro em questão for o novo BMW X3. À primeiro vista, parece que ele mudou pouco, que nada mais é do que uma mera reestilização.
Longe disso: trata-se de uma nova geração, que tem até plataforma própria, a CLAR, que a BMW estreou no atual série 7. É uma arquitetura modular, que usa materiais nobres, leves e de alta resistência (como fibra de carbono), o que contribui para a redução do peso (até 55 kg), apesar do aumento de dimensões e conteúdo.
O novo rival do Audi Q5 e Mercedes GLC cresceu 5,1 cm em comprimento (para um total de 4,72 m), 1 cm em largura e 1,5 em altura, enquanto o entre-eixos aumentou em 5,4 cm, o que se reflete na melhoria da habitabilidade, especialmente atrás. O porta-malas manteve seu volume em 550 litros.
Na cabine, a qualidade de construção e materiais é alta. O painel adota a configuração típica dos BMW atuais – em relação ao X3 anterior, ganhou uma central multimídia (de 10,2 polegadas) em posição mais elevada e voltada para o motorista.
As versões mais completas oferecerão quadro de instrumentos com tela digital integral (12,3 polegadas) e controle gestual de algumas funções (de rádio e ar-condicionado, por exemplo).
Novidade também na nomenclatura das versões: xLine, Luxury Line e M Sport. Todas têm bancos esportivos, ar-condicionado trizona, encosto dos bancos traseiros rebatíveis (40/20/40) e com inclinação ajustável e faróis com led.
A família do novo SUV intermediário da BMW tem um amplo leque de motores. A oferta vai do xDrive 20d (4 cilindros, 2.0, 190 cv, diesel) ao M40i (6 cilindros, 3.0, 360 cv, gasolina). Já em 2018 chegam o X3 xDrive 30i (gasolina, 252 cv) e xDrive 20i (gasolina, 184 cv).
Todos esses motores funcionarão com a transmissão automática de oito marchas Steptronic (com conversor de torque), sempre com tração nas quatro rodas – em um futuro breve, porém, chegam as versões menos potentes e com tração apenas na traseira.
UTILITÁRIO E ESPORTIVO
Na unidade avaliada, um X3 M40i, a suspensão é especial, com molas e amortecedores esportivos (e com ajuste de rigidez) e barras estabilizadoras mais espessas.
Ao rodar por estradas não pavimentadas, o novo X3 tem alguns atributos razoáveis para um SUV urbano: distância ao solo de 20,4 cm, ângulo de ataque de 25,7°, central de 19,4° e de saída de 22,6°.
Durante o teste ao volante do novo X3 M40i (única versão com motor a gasolina presente no evento de lançamento mundial, em Portugal), deu para perceber que não será fácil encontrar uma associação mais feliz do que essa em toda a gama do novo SUV.
O motor dispara com prontidão logo acima do regime de marcha lenta, conservando esse vigor até quase 5.000 rpm (o torque máximo de 51 mkgf se mantém entre 1.520 rpm e 4.800 rpm.
Os números oficiais de performance (4,8 s de 0 na 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima) confirmam as boas impressões ao volante, sendo mais comuns em carros de corrida do que em veículos com aptidão para andar em pisos acidentados.
A boa distribuição de massas entre os eixos (50% no dianteiro e 50% no traseiro) dá sua preciosa contribuição para que o X3 lide muito bem com sua envergadura (4,72 m de comprimento por 1,90 m de largura) e seu peso (quase 2 toneladas), mostrando sempre uma agilidade e uma segurança, de fato, surpreendentes.
A direção está entre as mais precisas e rápidas que já vimos em um SUV (talvez um Porsche Macan consiga estar no mesmo nível) e a competente suspensão (duplos triângulos à frente, multilink atrás) proporciona sempre conforto, mesmo no modo de condução Sport.
Aliás, o distanciamento no comportamento entre os modos de condução tornou o X3 muito mais versátil, apto para qualquer tipo de motorista, estrada ou situação. O test-drive incluiu uma passagem por uma pista off-road na serra de Sintra, nos arredores de Lisboa, durante o qual o X3 M40i não revelou nenhuma hesitação.
No Brasil, a nova geração do X3 estreia em março de 2018. Consultada, a BMW do Brasil diz que estudos para a viabilidade da montagem do novo X3 por aqui estão em curso, mas garantiu que as duas gerações não serão ofertadas simultaneamente.
Em outras palavras, até março a montagem do X3 (que hoje começa em R$ 230.950) na fábrica de Araquari (SC) se encerra e só volta quando (e se) o mercado melhorar.
Veredicto
A terceira geração do X3 manteve o desenho austero e elegante, mas está mais moderna e conectada com o motorista.
FICHA TÉCNICA – BMW X3
- Preço: 66.300 euros (na Alemanha)
- Motor: gasolina, dianteira, longitudinal, 6 cilindros em linha, 2.998 cm3, 24V, 82 x 94,6 mm, 11:1, 360 cv a 5.500 rpm, 51 mkgf a 1.520 rpm
- Câmbio: automatizado, 8 marchas, tração 4×4
- Suspensão: triângulos duplos sobrepostos (dianteira), multilink (traseira)
- Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 245/45 R20 (dianteira) e 275/40 R20 (traseira)
- Dimensões: comprimento, 471,6 cm; largura, 189,7 cm; altura, 167,6 cm; entre-eixos, 286,4 cm; peso, 1.885 kg; tanque, 65 l; porta-malas, 550 l
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,8 s, velocidade máxima, 250 km/h