A Ford fez uma coisa que tende a tornar-se tendência nos próximos meses: transformou o preço com desconto em preço de tabela com o lançamento da Ranger Black por R$ 219.990. Esta é a nova versão mais barata da Ranger, mas que deixa no passado o aspecto de versão de entrada para alavancar as vendas da Ranger na linha 2025.
A Ranger Black tem visual caprichado e praticamente o mesmo conteúdo da antiga Ford Ranger XLS 4×2, lançada há pouco mais de um ano por R$ 234.990 (ou seja, R$ 15.000 mais cara). Esta acabou sendo vendida por cerca de R$ 215.000 até o fim do estoque. Vem daí o preço mais realista na nova configuração.
Não se trata apenas de um pacote visual ou série especial. A Ford Ranger Black representa a volta da versão com apelo mais urbano que já existia na geração anterior e busca atrair clientes para a faixa de preços onde a Ranger perdeu participação nessa nova geração.
De acordo com a Ford, das mais de 26.000 unidades da nova geração da picape vendidas no último ano, 71,6% foram das versões mais caras, XLT V6 e Limited V6. Não é que isso seja ruim, mas as intermediárias e de entrada perderam participação e esses clientes podem estar comprando outras picapes médias com mais apelo estético.
É aí que entra a nova Ranger Black. Se a Ranger XLS 4×2 já tinha faróis de led, a barra horizontal da grade, que era fosca, passou a ser pintada de cinza fosco. É a mesma cor da capa do retrovisor, do para-choque traseiro e do santoantonio, até então restrito à versão Limited. As lanternas traseiras, porém, não são de leds como nas versões mais caras.
Os estribos laterais, que só eram de série a partir da versão XLT, também é de série na Black. Já as rodas aro 18 são as mesmas da versão Limited, mas com pintura cinza. A verdade é que a Ranger Black é bastante cinzenta por fora, ainda que possa ser comprada na cor prata, azul e branca, além das opções de cores preta e cinza.
“Desde que seja preto”
Parte da famosa frase ‘Qualquer cor que o cliente quiser, desde que seja preto”, creditada a Henry Ford, estampa a lateral do banco do carona da Ranger Black. O “as long as it’s black” é para ser visto pelo motorista e ao menos faz jus a uma cabine onde a cor preta predomina e onde os bancos ajudam muito a contornar o aspecto espartando da antiga XLS 4×2.
Os bancos não são de couro, mas têm vinil nas bordas e ombros, áreas de maior contato, e um tecido grosso e com desenhos em alto relevo na parte central. Melhora bastante o aspecto, pois o tecido, que continua presente na versão XLS 4×4 (R$ 264.490), parece frágil.
A nova versão também é a única com teto e colunas pretos, mas outro incremento importante são os apliques em preto brilhante ao lado das saídas de ar-condicionado e ao redor da central multimídia. Antes era tudo plástico cinza. Ainda tem o revestimento de couro no volante, também muito bem vindo e também tem seu detalhe preto brilhante na base.
A Ranger XLS 4×2 já mandava bem no pacote de equipamentos de série, que a Black mantém. Continua com sete airbags, central multimídia de 10 polegadas, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, ar-condicionado digital, carregador sem fio para smartphones, direção com ajuste de altura e profundidade, além de saídas de ar-condicionado traseira, câmera de ré e sensores de estacionamento. Aos 100 primeiros compradores, a Ford vai dar o protetor de caçamba e a capota marítima elétrica.
Na parte mecânica, não há novidades. O motor 2.0 turbodiesel segue com seus 170 cv e 41,2 kgfm e está combinado com o câmbio automático de seis marchas. Como não tem sistema de tração 4×4, a tração é sempre traseira e o espaço do seletor de tração virou um porta-moedas no console.
Ser a única Ranger com tração 4×2 explica a proposta urbana, mas isso não compromete a vocação estradeira da picape que, a despeito da potência, não é lenta e tem bom consumo mesmo quando com tração 4×4. O motor responde bem, o câmbio não prende marchas e o conforto acústico da cabine é muito bom para uma picape diesel. Na verdade, a Ranger Black apenas mantém o bom rodar da versão XLS.
Preço de picape manual
A Ford jura que os R$ 219.990 pedidos pela Ranger Black não é preço de lançamento. A promoção está, basicamente, na capota elétrica aos primeiros clientes. Esse é o preço das Fiat Titano Endurance, com câmbio manual, para-choques sem pintura e rodas de aço. Simples de tudo. Na Toyota, esse valor não paga nem a Hilux Chassi Cabine, sem caçamba, que custa R$ 223.490. As outras picapes médias, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, têm preço inicial ao redor dos R$ 245.000 ou acima disso.
Isso tudo, na tabela. Faz um bom tempo que os preços de tabela dificilmente são praticados em picapes médias. A própria Ford admite que a diferença da Ranger Black para a XLS 4×4 nas lojas é muito menor que os R$ 45.000 que as separa na tabela. Ao mesmo tempo, diz que não prevê dar descontos para a Ranger Black.
Preços da Ford Ranger 2025
- Ford Ranger Black 4×2 automática – R$ 219.990
- Ford Ranger XL 4×4 manual – R$ 246.990
- Ford Ranger XLS 4×4 automática – R$ 264.490
- Ford Ranger XLS V6 4WD automática – R$ 289.990
- Ford Ranger XLT V6 4WD automática – R$ 295.790
- Ford Ranger Limited V6 4WD automática – R$ 326.990
- Ford Ranger Limited V6 4WD automática completa – R$ 351.990