• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Notícias
2Renault Arkana: SUV cupê já está registrado no Brasil e chega até 2021
Notícias
3VW T-Cross completo passa de R$ 125 mil; veja preços dos opcionais
Longa Duração - Ford KaNotícias
4Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Notícias
5VW T-Cross terá quatro versões e custará entre R$ 84.990 e R$ 109.990
Auto-serviço
6Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Testes

Fiat Mobi Drive GSR: menos com menos é mais

Câmbio GSR faz do Mobi Drive o automatizado mais barato e econômico do país

Por Guilherme Fontana
access_time 25 maio 2017, 20h10 - Publicado em 25 maio 2017, 20h09
chat_bubble_outline more_horiz
Automatizado, Mobi faz até 18,6 km/l Automatizado, Mobi faz até 18,6 km/l

Automatizado, Mobi faz até 18,6 km/l (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na matemática, quando dois valores negativos se encontram em uma multiplicação, o resultado é invariavelmente positivo. É nessa regra que a Fiat parece ter se inspirado para lançar o Mobi Drive GSR: por R$ 44.780, ele é o automatizado (ou automático, por que não?) mais barato e econômico à venda no país.

O principal elemento da equação do Mobi GSR está na transmissão, robotizada de cinco marchas com acionamento por botões e opção de troca por aletas instaladas atrás do volante, assim como no irmão Uno. Mas não estranhe o nome diferente.

Apesar das notáveis e elogiáveis evoluções do câmbio, ele é o já conhecido Dualogic de atuadores hidráulicos presente nos demais modelos da marca. Nas versões equipadas com a nova família de motores Firefly, no entanto, passa a ser chamado de GSR (de Gear Smart Ride).

O câmbio GSR é acionado por botões O câmbio GSR é acionado por botões

O câmbio GSR é acionado por botões (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Aliada unicamente ao 1.0 Firefly de três cilindros, 77/72 cv e 10,9/10,4 mkgf com etanol/gasolina, a transmissão mantém os inconvenientes trancos nas passagens de marchas, mas com (muito) mais suavidade em relação às gerações anteriores do Dualogic.

Já a necessária prática de kick down (quando se pressiona rapidamente o pedal do acelerador até o fim) para a redução de marchas em ultrapassagens é feita de forma rápida e eficiente.

Explicamos a necessidade: por prezar a economia de combustível, as relações de marchas são curtas e o conjunto trabalha sempre em baixas rotações. É daí que vêm as médias de 14,9 km/l em ciclo urbano e 18,6 km/l no rodoviário com gasolina.

Motor 1.0 Firefly rende 77 cv e 10,9 mkgf Motor 1.0 Firefly rende 77 cv e 10,9 mkgf com etanol

Motor 1.0 Firefly rende 77 cv e 10,9 mkgf com etanol (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Se o bolso é poupado, a paciência é colocada à prova. Apesar da eficaz motorização, o câmbio automatizado ainda sofre pelo funcionamento mais lento em relação a um automático convencional, o que prejudica o desempenho do modelo em acelerações.

Entretanto, se a sua intenção é apenas aposentar a perna esquerda, as borboleta para trocas de marchas estão atrás do volante e fazem do hatch um carro mais ágil e amigável.

Tela TFT no painel veio do Uno Tela TFT no painel veio do Uno

Tela TFT no painel veio do Uno (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Para ir de 0 a 100 km/h, o Mobi GSR levou longos 18,2 segundos, mesmo no modo Sport, que eleva as rotações e torna as respostas mais rápidas. Como comparação, a versão manual fez o mesmo percurso em 15,7. O Up! I-Motion, seu principal concorrente, fez em 17,2 segundos, porém com médias de 12,7 e 15 km/l em ciclos urbano e rodoviário.

Entre os equipamentos, por se tratar de uma configuração topo de linha, o compacto fica devendo. Ar-condicionado, vidros elétricos (nas portas dianteiras), direção elétrica com função City (que deixa a direção mais leve para manobras), compu­tador de bordo com tela TFT e volante com regulagem de altura são de série.

Sistema de som e volante multifuncional são opcionais Sistema de som e volante multifuncional são opcionais

Sistema de som e volante multifuncional são opcionais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

No entanto, retrovisores elétricos com repetidor de seta, faróis de neblina, rodas de liga leve, sensores de estacionamento traseiros e chave canivete fazem parte de um pacote opcional que custa R$ 3.770.

O rádio com tela monocromática e o volante multifuncional que você vê nas imagens também são vendidos à parte por R$ 1.370. Já o sistema Live On sai por R$ 1.530, mesmo utilizando o smart­phone do motorista como central multimídia – na ausência do celular, ele reproduz apenas rádios AM e FM. Como a unidade das fotos, o Mobi sai por R$ 51.230 (a pintura perolizada acrescenta R$ 1.310).

Rodas de liga leve não são de série Rodas de liga leve não são de série

Rodas de liga leve não são de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Se a conta fecha para o Mobi Drive? Sim. Desde que você não se importe com a falta de espaço, nenhum outro entrega a praticidade do câmbio automático e a economia de um três cilindros por menos de R$ 50.000. Porém, prepare o bolso para alguns opcionais e um pouco de paciência para o funcionamento do câmbio.

Veredicto

Por praticidade e economia, o Mobi Drive GSR é uma boa escolha. Porém, considere na equação a falta de espaço e equipamentos de conforto do compacto.

Teste de pista (com gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h:  18,2 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 38,7 s – 136,4 km/h
  • Velocidade máxima: 161 km/h
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 7,8 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 10,6 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 15,2 s
  • Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,6 / 30,2 / 68,5 m
  • Consumo urbano: 14,9 km/l
  • Consumo rodoviário: 18,6 km/l

Ficha técnica – Fiat Mobi Drive GSR

  • Preço: R$ 44.780
  • Motor: flex, diant., transv., 12V, 3 cil., 999 cm3; 77/72 cv a 6.250/6.000 rpm, 10,9/10,4 mkgf a 3.250 rpm
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
  • Freios: discos (diant.) e tambor (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 175/65 R14
  • Dimensões: comp., 356,6 cm; altura, 150,2 cm; largura, 163,6 cm; entre-eixos, 230,5 cm; peso, 965 kg; porta-malas, 215 l, tanque, 47 l
  • Equipamentos de série: ar-condicionado, tela TFT e direção elétrica com função City
Veja também
  • Mobi e Up
    TestesComparativo: Fiat Mobi Drive x Volkswagen Move Up!query_builder 27 abr 2017 - 16h04
  • Mobi: peças repostas às vésperas da quinta revisão
    TestesLonga Duração: o desmonte precoce do Fiat Mobiquery_builder 12 maio 2017 - 18h05
  • Luz de alerta: do nada, ela acendeu. Do nada, apagou
    TestesLonga Duração: motor do Mobi perde desempenho repentinamentequery_builder 24 abr 2017 - 14h04
  • Motor 1.0 de três cilindros gasta menos
    TestesTeste: Fiat Mobi Drive com motor Fireflyquery_builder 6 fev 2017 - 17h02
Tudo sobre automatizadossubcompactosteste
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

  1. Joao Vitor 25 maio 2017 - 21h32

    etios 1.3 automático é 1 milhão de vezes melhor, e o preço não fica tãooooo longe assim

  2. Maxuell Smartt Gomes 26 maio 2017 - 11h50

    Carro racional urbano. Acho feioso, mas pra se deslocar na cidade com muita economia, vale a pena.

  3. Wilton Teixeira 26 maio 2017 - 14h32

    Perfeito para um pão-duro! Eu! .
    Esse motor é 6 válvulas.

  4. Zigfrietz Tazogh 30 maio 2017 - 14h50

    O carro com apenas 342 km já estar incrivelmente econômico, o (0 a 100 km/h) é justificado pelos quase 800 metros de altitude em relação ao nível do mar.

  5. Gildean Batista 19 jul 2017 - 16h31

    Se você tem pressa em receber o MOBI DRIVE GSR, NÃO COMPRE, pois eu comprei um no dia 12/05/2017 na BALI de Brasilia, e até hoje “19/07/2017” o carro nem se quer foi faturado e não dão nenhuma justificativa do atraso, já se foram quase 70 dias é uma vergonha.

Últimas
  • Lexus NX 300H
    TestesTeste: Lexus NX 300h usa visual estiloso e motor híbrido para não defasarquery_builder 18 fev 2019, 11h58
  • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
    TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
  • Caoa Chery Tiggo 7
    TestesCaoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-Vquery_builder 13 fev 2019, 20h07
  • BMW Serie 8 Coupe 850i (22)
    TestesImpressões: BMW Série 8 retorna ao mercado em todo seu esplendorquery_builder 12 fev 2019, 15h11
  • longa duração ed 715 renault kwid (2)
    TestesLonga Duração: os erros e acertos na revisão de 30.000 km do Renault Kwidquery_builder 12 fev 2019, 09h00
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
Mais vistas
Notícias
1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
2Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Testes
3Caoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-V
Notícias
4Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Notícias
5Este é o novo Toyota Corolla híbrido que chegará ao Brasil ainda em 2019
Longa Duração - Ford KaNotícias
6Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Auto-serviço
7Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Notícias
8Jeremy Clarkson: a bizarra limusine de R$ 3 milhões do presidente da China
Notícias
9Airbus A380: cinco ligações do maior avião do mundo com os automóveis
Auto-serviço
10Placa do Mercosul: tire suas dúvidas e saiba o que já mudou no projeto
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
Assine
Superinteressante
Superinteressante
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
Assine
Exame
Exame
Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
Assine
Você S/A
Você S/A
Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
Assine
Veja
Veja
Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP
Cancelar