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Evolução quilométrica

Por Redação 8 out 2013, 14h19

Por Péricles Malheiros

45 305 km

Em julho, após uma viagem a Brasília (DF), o editor Péricles Malheiros reclamou da perda de eficiência do ar-condicionado. De volta a São Paulo, outros motoristas engrossaram o coro e o SUV urbano ganhou, na concessionária Paulinvel, uma carga de gás refrigerante. Tudo parecia ter voltado ao normal, mas no mês seguinte a cena toda se repetiu: “Muito fraco, o ar não refrigera a cabine. Algo está errado de novo”, disse Malheiros ao retornar de outra viagem à capital federal.

O hodômetro já se aproximava dos 40 000 km e deixamos para fazer uma nova tentativa de reparo durante a quarta revisão. Encostamos, então, na Mix Alphaville, na Grande São Paulo. Essa quarta parada tem o preço sugerido mais elevado dentro do pacote de revisões até 60 000 km: 912 reais. Mas, ao devolver nosso carro após a execução dos serviços, o consultor disse: “Dei um desconto: cobrei 860 reais pela revisão e 80 reais pelo alinhamento, balanceamento e rodízio”. A checagem dos serviços prestados, feita pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, constatou que os quatro filtros (ar, óleo, combustível e de cabine) foram substituídos, como previsto no plano de manutenção. Velas de ignição e fluidos de freio e de radiador também foram trocados. Alinhamento, balanceamento e rodízio – ajustes complementares não contemplados no plano de manutenção de nenhuma fábrica – custaram 80 reais. Esse valor é metade do cobrado pela autorizada Superfor, responsável pela primeira revisão, aos 10 000 km.

Polêmico pelos vários problemas de acabamento anotados na primeira metade do teste, nosso EcoSport anda mais “calmo”. Os limpadores de para-brisa estão menos trepidantes, a portinhola do tanque não caiu mais, o alarme parou de disparar sob chuva forte e o marcador do nível de combustível aparentemente voltou ao normal. Com o tempo, o Eco parece ter ganhado algo além de quilometragem: maturidade.

Consumo

No mês (21,5% na cidade) – Etanol 7,9 km/l
Desde dez/12 (24,4% na cidade) – Etanol 7,8 km/l

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Principais ocorrências

6 290 km Marcador de combustível indica nível abaixo do real
8 968 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
9 326 km Substituição de braços e palhetas do para-brisa em garantia. Estavam trepidando
10 857 km Palheta do limpador de para-brisa voltou a vibrar
16 308 km Espelho do para-sol direito solto
16 645 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
17 669 km Borracha da porta traseira direita solta
18 565 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
24 792 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
24 901 km Marcador de combustível indica nível abaixo do real
36 909 km Ar-condicionado fraco. Ganhou recarga de gás, mas voltou a enfraquecer

Diário

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Off-road leve: travessia de riacho em Areias (SP)

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