Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Peugeot 208 Style 1.0 é melhor que o Chevrolet Onix LT 1.0?

O Peugeot 208 estreia entre os 1.0 com bons equipamentos e visual caprichado. Mas será páreo para o aclamado Onix?

Por Guilherme Fontana
6 set 2022, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dezoito anos se passaram desde que o Peugeot 206 abandonou o motor 1.0 e a marca deixou de equipar seus carros com motores “mil”. Agora, a francesa sucumbiu ao mercado e passou a usar motorização 1.0 no moderno 208.

    Para saber se o modelo terá força no concorrido degrau de entrada do mercado, convocamos o Chevrolet Onix, vice-líder da categoria. O líder Hyundai HB20, recém-atualizado, não teve unidades com motor 1.0 aspirado disponibilizadas a tempo de serem alinhadas neste confronto.

    208
    Aerofólio e sensores de ré são de série no 208 Style (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O comparativo reúne a segunda versão mais barata de cada um dos hatches. Ou seja, o 208 Style, de R$ 82.990, enfrenta o Onix LT, de R$ 77.690 – ambos equipados com motor 1.0 aspirado de três cilindros.

    No caso do Onix, o propulsor entrega 82/78 cv e 10,6/9,6 kgfm (etanol/gasolina), sempre com câmbio manual de seis marchas. Já no 208, o motor Firefly, emprestado do “primo” Fiat Argo, rende até 75/71 cv e 10,7/10 kgfm (etanol/gasolina), e tem câmbio manual de cinco marchas.

    Na pista, o Chevrolet foi mais rápido e mais econômico, em nossos testes feitos com gasolina. Ele levou 13,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto o 208 fez a mesma prova em 14,3 segundos.

    208
    Bancos de tecido são confortáveis, mas espaço traseiro não é o forte do Peugeot 208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E obteve as marcas de 13,9 km/l, na cidade, e 17,6 km/l, na estrada, contra as médias de 11,2 km/l e 14,1 km/l, do Peugeot, respectivamente. A diferença de torque entre os motores é pequena. Mas no Onix o pico chega mais tarde: 4.100 rpm, ante 3.250 rpm do 208.

    A agilidade do Chevrolet, portanto, pode ser creditada ao seu número de válvulas (12, contra 6 do 208), o que ajuda no crescimento do giro do motor.

    208 Peugeot
    Mesmo de lado, visual é um dos destaques do 208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O 208, por outro lado, se mostra mais disposto por ter o torque mais cedo, exigindo menos trocas de marchas. Apesar de uma marcha a mais (a sexta é overdrive, voltada à redução de giro), o câmbio do Onix apresenta um buraco entre segunda e terceira marchas.

    Continua após a publicidade

    E a caixa do 208, além de bem escalonada, se mostrou mais rápida e precisa (melhor até mesmo que no Fiat Argo, que compartilha motor e câmbio com o Peugeot).

    208
    208 traz belos e eficientes faróis full-led, mas seu porta-malas é acanhado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ambos têm a direção leve e confortável para todas as situações, mas o 208 se destaca pela suspensão, que torna a convivência bem mais agradável na cidade. Até pouco tempo atrás seria impensável dizer isso, mas o Peugeot tem um acerto robusto de suspensão, que vence o asfalto lunar brasileiro sem prejuízos ao conforto dos ocupantes e sem barulheiras.

    É um acerto bem próximo de um Fiat. Já o Onix vai bem em asfalto liso, com bom balanço da carroceria, mas tem ajuste mais rígido, com pancadas mais secas em imperfeições. Também é possível ouvir o trabalho da suspensão.

    Continua após a publicidade
    208
    208 tem menor potência e uma marcha a menos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro problema está na altura em relação ao solo, especialmente na dianteira, que o torna presa fácil de lombadas e valetas.

    CONECTIVIDADE  A lista de equipamentos, por sua vez, tem um peso bem definido para cada modelo. Ambos trazem ESP, mas o Onix LT vem com seis airbags, contra quatro do 208.

    O GM tem ainda limitador de velocidade, ar-condicionado e assistente de partida em rampa.

    Continua após a publicidade
    208
    Rodas são de 16” e pintadas de preto, e o teto panorâmico de vidro é de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    208 Peugeot

    A central multimídia, com tela de 8 polegadas, mostra uma grande fraqueza do Onix: por problemas na cadeia global de semicondutores, o modelo tem sido equipado apenas com Apple CarPlay via cabo, deixando de oferecer Bluetooth e Android Auto.

    O problema deverá ser resolvido nos próximo meses e, com esses recursos, o modelo sobe R$ 2.500.

    Na unidade testada, produzida anteriormente ao corte no conteúdo, os itens estavam presentes, assim como um pacote com faróis automáticos, chave presencial, rodas de liga leve e câmera de ré, que elevam o preço inicial aos R$ 83.190.

    Continua após a publicidade
    Onix Lt
    Onix tem câmera de ré, mas dispensa os sensores (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma terceira opção com esse conteúdo, mas sem os de conectividade, sai por R$ 80.690.

    PACOTE COMPLETO  A O 208 Style não tem opcionais. Assim, oferece de série, além dos itens de fábrica do Onix, rodas de liga leve, faróis full-led (único na categoria, contra parábola simples do rival), teto solar panorâmico, carregador de celulares por indução, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e tela de 10 polegadas, câmera de ré e sensores de ré. São seis alto-falantes (no Onix, são quatro, sem saídas traseiras) e há ajuste de altura e profundidade no volante, indisponíveis no rival.

    Onix LT Chevrolet
    Onix mostra mais simplicidade nos bancos, mas leva a melhor no espaço traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As diferenças entre os hatches crescem ainda mais no quesito visual. Por fora, o 208 exibe traços mais modernos, rodas pretas e aerofólio.

    É um conjunto que inspira maior refinamento, assim como no interior. O painel tem formas quase futuristas, com o volante de pequeno diâmetro, apliques em preto brilhante e imitação de fibra de carbono.

    Onix LT
    GM tem faróis halógenos, mas leva vantagem no porta-malas maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os materiais, apesar de rígidos, mostram boa qualidade e montagem caprichada. O quadro de instrumentos, no entando, poderia ser mais atraente – é simples demais e destoa do restante.

    Já o Onix, apesar do desenho ainda atual do painel, evidencia os materiais e a montagem com menos refinamento e texturas de aspecto mais barato. Seu quadro de instrumentos, porém, é mais elaborado.

    Onix LT
    Mais potente, o Onix tem a sexta marcha como overdrive (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Onix LT Chevrolet

    CONTORCIONISMO  Ainda por dentro, nenhum deles tem o espaço interno como trunfo, mas o 208 leva pequena desvantagem.

    O modelo tem menos espaço para quem vai atrás, problema que a marca disfarça com um discreto baixo relevo nas costas dos bancos dianteiros, além do porta-malas menor: são 265 litros, contra 303 l do Onix.

    O Peugeot também incomoda na hora de acessar o banco traseiro, já que o vão de acesso é pequeno e exige certo contorcionismo na entrada e na saída. No Chevrolet, as portas maiores não deixam com que isso aconteça.

    Onix LT
    As rodas são menores e mais simples, de 15”, e há limitador de velocidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As vantagens em espaço e economia de combustível do Chevrolet Onix não conseguem abafar o ótimo pacote de equipamentos, conectividade e de tecnologia do Peugeot 208, além do melhor acabamento e de um estilo que salta mais aos olhos.

    Mais do que isso, o francês fabricado na Argentina também está mais preparado para condução urbana em asfaltos ruins e ruas com elevações e valetas.

    Assim, o Peugeot 208 Style vence o comparativo.

    Veredicto Quatro Rodas

    Mesmo menos econômico e espaçoso em relação ao Onix, o 208 vence a disputa pelo conjunto. O francês combina estilo moderno e bom acabamento com um belo pacote de tecnologia e conectividade.

    Teste Comparativo Quatro Rodas

    208 1.0 Onix 1.0
    0 a 100 km/h 14,3 s 13,2 s
    0 a 1.000 m 35,88 s – 143,9 km/h 35 s – 150 km/h
    Velocidade máxima n/d n/d
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 8,1 s 7,4 s
    D 60 a 100 km/h 12,4 s 11,1 s
    D 80 a 120 km/h 22,7 s 18,01 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14/25,6/58,6 m 15,5/27,5/61,4 m
    Consumo
    Urbano 11,2 km/l 13,9 km/l
    Rodoviário 14,1 km/l 17,6 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 40,8/71,3 dBA 41,2/64,5 dBA
    80/120 km/h 63/68,5 dBA 63,2/68,6 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 100 km/h 96 km/h
    Rotação do motor
    a 100 km/h em 5a marcha
    3.000 rpm 2.800 rpm
    Volante 3 voltas 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico R$ 82.990 R$ 77.690
    Concessionárias 118 553
    Revisões até 50.000 km R$ 4.034 R$ 4.272

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 26/26 °C; umid. relat., 46/44%; press., 1.012,5/1.012,5 mmHg

    208
    O painel do 208 Style não tem materiais macios, mas os plásticos demonstram qualidade superior em relação ao Onix, além do desenho mais moderno – com exceção do quadro de instrumentos. A multimídia tem tela de 10 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio. (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica – Peugeot 208 Style 1.0

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 6V, 999 cm³, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500/3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus: 195/55 R16
    Peso: 1.102 kg
    Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 145,3 cm; entre-eixos, 253,8 cm; porta-malas, 265 l; tanque de comb., 47 litros

    Onix Lt
    Apesar do quadro de instrumentos mais elaborado, o painel do Onix é mais simples no desenho e nos materiais utilizados. A central multimídia de 8 polegadas é menor e, temporariamente, não oferece Android Auto e Bluetooth – apenas Apple CarPlay com conexão por fio. (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica – Chevrolet Onix LT2 1.0

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 82/78 cv a 6.400 rpm, 10,6/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 4.100 rpm
    Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus: 185/65 R15
    Peso: 1.037 kg
    Dimensões: comprimento, 416,3 cm; largura, 173,1 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 255,1 cm; porta-malas, 303 litros; tanque de combustível, 44 litros

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.