Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi RS3: um monstro em miniatura

O quase superesportivo RS 3 volta ao mercado mais feroz e mais econômico. Além disso, é uma prova de que milagres acontecem: custa menos do que há cinco anos

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h56 - Publicado em 22 abr 2016, 11h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi RS3
    Com tração integral, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos ()

    Esta é a terceira vez que avalio um RS 3. Minhas experiências anteriores foram em 2011 e 2012, ambas a bordo do hatch de segunda geração. E eis que coloco as mãos na última safra deste (super?) esportivo compacto. Só tenho um comentário a fazer: a espera de quatro anos compensou.

    Publicidade

    Ele estreia o motor de cinco cilindros mais potente na história da linhagem RS. Desenvolve 367 cv, 27 a mais que o modelo anterior. Não houve mudanças mecânicas, apenas ajustes no cabeçote, turbina e no tempo de abertura das válvulas para otimizar a eficiência termodinâmica.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Audi RS3
    Motor 2.5 gera 367 cavalos (o anterior tinha 340) e bebe menos: 13,7 km/l na estrada (era 12 km/l) ()

    O ganho de potência aliado a um regime – o alemão está 130 kg mais leve – favoreceu o consumo. Fizemos 8,7 e 13,7 km/l (ciclos urbano e rodoviário), ante 8 e 12 do RS 3 de 2011. Porém, na prova de 0 a 100 km/h e nas retomadas de marcha, o resultado foi praticamente idêntico.

    Audi RS3
    Recursos visuais como as barras longitudinais criam impressão de station wagon ()

    Na parte externa, a Audi promoveu um realinhamento de estilo à nova linhagem da marca: uma faixa de led junto aos faróis dianteiros, e uma mini­asa estilizada na parte inferior do para-choque. Há cinco anos, estava na moda uma faixa vermelha circundando  as rodas. Esse recurso datado e exagerado já à época, foi abandonado (ufa!). Mas preservou o tamanho – 19 polegadas – e optou por abandonar o uso de pneus de medidas diferentes em cada eixo. Agora é um 235/35 R 19 nas quatro rodas. Isso vale para o RS 3 vendido no Brasil, em versão única, por R$ 290.990. Na Alemanha, ainda é possível optar pelas medidas diferentes.

    Publicidade
    Audi RS3
    Rodas são de 19 polegadas ()

    E o novo preço surpreende de forma positiva: é inferior ao de janeiro de 2012 (R$ 298.000). Aparentemente, não é uma pechincha, mas mude o ponto de vista. Veja só: os números de desempenho do RS 3 são comparáveis aos do TT e até do R8 (dono de um 5.2 V10 de 550 cv). Porém, custa três vezes menos que o superesportivo mais caro da Audi. Além disso, carrega cinco e oferece muito mais conforto no dia a dia.

    Continua após a publicidade
    Audi RS3
    Assentos têm estofamento de couro Napa e comandos elétricos ()

    Aliás, a melhor qualidade do RS 3 é ser um esportivo viável para uso diário. Tem porta-malas razoável (280 l), entre-eixos generoso (263,1 cm) e muito conforto interno. Os bancos são forrados com couro Napa e o multimídia tem som da Bang & Olufsen. Uma tela de LCD fica escondida quando não está em uso, no topo do painel (antes era fixa abaixo das saídas de ar), com controle de áudio no console – até então o local era ocupado pela alavanca do freio (agora o acionamento é por botão).

    Publicidade
    Audi RS3
    Sistema de som é da Bang & Olufsen ()

    A sensação é de que o novo RS 3 é quase perfeito – o mesmo que senti em 2012. RS 3, nos vemos em 2020.

    VEREDICTO

    Feito para quem gosta de dirigir, oferece nível de ergonomia excepcional, com entrega incomum de potência. É uma máquina de contornar curvas.

    Teste (com gasolina)
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h: 4,3 s
    de 0 a 1.000 m: 23 s – 230 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA: 250 km/h (dado de fábrica)
    RETOMADA
    de 40 a 80 km/h (em D): 2,3 s
    de 60 a 100 km/h (em D): 2,5 s
    de 80 a 120 km/h (em D): 3,1 s
    FRENAGENS
    60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,2 / 25,7 / 59,8 m
    CONSUMO
    urbano: 8,7 km/l
    rodoviário: 13,7 km/l
    Ficha Técnica
    Preço: R$ 290.990
    Motor: gas., diant., transv., turbo, 5 cil., 2.480 cm3, 20V, 367 cv entre 5.500 e 6.800 rpm, 47,4 mkgf entre 1.625 e 5.550 rpm
    Câmbio: automático, 7 marchas, tração integral
    Suspensão: McPherson(diant.) / multilink (tras.)
    Freios: discos vent. (diant. e tras.)
    Direção: elétrica, 10,7 m (diâm. giro)
    Rodas e pneus: liga leve, 235/35 R19
    Dimensões: comprimento, 434,3 cm; altura, 141,1 cm; largura, 180 cm; entre-eixos, 263,1 cm
    Equipamentos de série: ar-condicionado dual zone, GPS, couro, teto solar, controle de pressão nos pneus
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.