Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A conta da luz

Por Péricles Malheiros 48 294 km Estradeiro, o Cruze não raramente roda com os faróis de neblina acesos, mas foi em meio a uma missão urbana que o reporter visual Eduardo Campilongo constatou que a lâmpada do lado direito estava apagada. “Como eu ia viajar naquela noite, fiz uma inspeção e notei que a do […]

Por Redação
25 set 2012, 11h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    48 294 km

    Estradeiro, o Cruze não raramente roda com os faróis de neblina acesos, mas foi em meio a uma missão urbana que o reporter visual Eduardo Campilongo constatou que a lâmpada do lado direito estava apagada. “Como eu ia viajar naquela noite, fiz uma inspeção e notei que a do farol de neblina não se acendeu”, disse. Consultamos o manual e descobrimos que esta é a única cujo procedimento de troca não é ensinado. Consta apenas a recomendação de procurar uma concessionária. Foi o que fizemos.

    Na autorizada Dutra, de São Paulo, tomamos um susto com o orçamento. “Sai por 270 reais, 190 da lâmpada e 80 de mão de obra.” De lá, cotamos em outras autorizadas e o preço foi basicamente o mesmo. Sensibilizado com nossa indignação pelo preço de uma lâmpada, o consultor disse: “Pague só a peça e eu faço uma cortesia da mão de obra.” Topamos. Mas, de volta à Editora Abril, iniciamos uma nova cotação de preços. Na internet, em site de autopeças, encontramos a lâmpada Osram modelo H8 por 45 reais. A troca não requer prática nem tampouco habilidade: é tirar a velha e colocar a nova.

    A Dutra também se incumbiu da revisão de 40 000 km. Conforme relatado no mês passado, pedimos uma verificação da suspensão e da chapa defletora de ar da roda esquerda, ambas dianteiras e com ruídos. A Dutra não só realizou os serviços a contento como detectou a necessidade de troca das pastilhas de freio dianteiras, manutenção que nosso consultor, Fabio Fukuda, antecipou na vistoria prévia à revisão. No fim, a conta ficou em 939 reais – 592 da revisão, 247 das pastilhas e 100 de alinhamento, balanceamento e rodízio de rodas. Na oficina de Fukuda, a avaliação dos serviços foi boa, com uma única ressalva. “O rodízio não foi feito como manda o manual”, disse o consultor, ao corrigir o posicionamento das rodas no carro.

    Continua após a publicidade

    Consumo

    No mês (24,2% na cidade): Etanol – 7,5 km/l

    Desde nov./11 (27,4% na cidade): Etanol – 7,1 km/

    Principais Ocorrências

    45 619 km – Lâmpada do farol de neblina direito queimada

    Continua após a publicidade

    A troca de uma lâmpada pode custar 270 reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.