Por enquanto, tudo que a Stellantis divulgou a respeito da nova Ram 1500 no Brasil foi um teaser. A fabricante não deu muitos detalhes sobre a vinda da grande picape renovada, mas afirmou que ela chegará para “redefinir o segmento de picapes grande no Brasil”. Por sinal, será a primeira do seu segmento a abandonar o motor V8.
Apesar de todo o suspense, já sabemos muito sobre as mudanças da Ram 1500, afinal, passou por mudanças importantes nos Estados Unidos no ano passado. Não se trata de uma nova geração, mas tem mudanças significativas, como a aposentadoria do tradicional V8 HEMI das versões vendidas no Brasil e a estreia de um novo seis cilindros.
Mas, primeiro vamos falar sobre a reestilização visual que a nova 1500 recebeu. Não foram muitas mudanças, mas o suficiente para deixar a picape de cara nova. Na frente, os faróis ficaram mais finos, a grade também ficou maior e a assinatura Ram foi colocada mais perto do capô.
As lanternas traseiras também mudaram de forma leve e estão mais tridimensionais, segundo a marca. A tampa da caçamba agora tem acionamento elétrico com detecção de objetos.
Além das atualizações visuais, a Ram 1500 também lançou no ano passado uma nova versão da picape, chamada Tungsten. A variante foca, principalmente, em trazer materiais refinados para o interior, além de assentos com 24 ajustes elétricos, além de encosto de cabeça elétrico de quatro posições. Há ainda sistema de ventilação e aquecimento, bem como massageador nos bancos. Mas esta configuração ainda não deverá chegar ao Brasil.
Isso porque o teaser divulgado pela Ram no Brasil exibe a grade dianteira da nova Ram 1500 Laramie, cromada e com barras horizontais e que combina com os para-choques cromados. É uma configuração intermediária na comparação com as 1500 Rebel e Limited vendidas até então. A versão Laramie também foi a escolhida para o lançamento na Europa.
Outra novidade importante é o motor Hurricane-6, um novo seis cilindros 3.0 biturbo a gasolina que gera 420 cv e 64,8 kgfm (15 cv e 8,1 kgfm a mais que o antigo V8 5.7). É da mesma família do Hurricane-4, o 2.0 turbo de 272 cv que equipa a Rampage, e tem bloco e cárter de alumínio, dois turbocompressores de baixa inércia (cada um alimenta três cilindros), injeção direta e intercooler ar-água.
Ainda existe uma configuração mais potente, chamada de Hurricane High Output, com 548 cv e 72 kgfm. Este motor poderia estrear no Brasil futuramente, na nova Ram 1500 RHO, versão substituta da icônica Ram 1500 TRX.
O câmbio não muda: é um automático de oito marchas e tração 4WD, com caixas de transferência part-time, sob demanda e integral, de acordo com o modo de condução.
A nova Ram 1500 ainda tem quadro de instrumentos digital de 12 polegadas e central multimídia de 14,5”, mas o display opcional de 10” polegadas para os passageiros não deve vir para o Brasil, pois a legislação não permite seu uso.
Uma grande atualização que vale destaque para a nova Ram 1500 são os assistentes de condução. A picape está equipada com o Active Driving Assist, sistema de condução autônoma nível 2, que combina controle de cruzeiro adaptativo e centralização de faixa.
A picape estreou no começo do anos nos EUA e parte de US$ 40.000 (R$ 218.000) por lá. A 1500 RHO é um tanto mais cara, partindo dos US$ 70.000 (382.000). A antiga versão da picape já não está mais disponível no site da Ram no Brasil, que já prepara a estreia da nova 1500. Por aqui, o modelo deve partir dos R$ 500.000.