Ao que parece, a Fiat Strada está retornando para além-mar. O leitor Richard Magno de Paula flagrou uma cegonha carregada com a picape brasileira próximo à cidade de Lisboa, em Portugal.
A exportação da Fiat Strada para a Europa não é algo inédito, mas esse flagra sinaliza um retorno após dez anos e em uma nova geração. E não havia qualquer expectativa por este retorno.
Pela foto, nota-se unidades da Fiat Strada com cabine simples (Plus) e cabine dupla, todas da versão Freedom. No Brasil, esta versão é vendida apenas com o motor 1.3 flex com até 107 cv e câmbio manual. Poderia usar a versão a gasolina deste motor, com 99 cv. Quase todas as Fiat Strada que tivemos no Brasil foram exportadas para a Europa. A exceção foi a última fase da primeira geração, época da versão com três portas.
As exportações da Fiat Strada para a Europa começaram em 1999, para Itália, Alemanha, Grécia e Portugal, com motor 1.9 turbodiesel de 80 cv (foi a primeira Strada Turbo, por sinal). A exportação foi cessada em 2008 e retomada em 2012, chegando também à França e Espanha, agora com motor 1.3 turbodiesel da família Multijet com 95 cv.
Essa última incursão pela Europa durou menos de um ano, por conta da variação do dólar, mas a gama de versões era ampla, com três versões (Working, Trekking e Adventure) e com três tipos de cabine (simples, estendida e dupla).
Vale destacar que os carros fotografados são Fiat Strada de fato. A picape é exportada para pelo menos 13 países latino-americanos como Ram 700. O curioso é que a gama de versões é composta pela SLT (cabine normal ou dupla), Big Horn (só cabine dupla) e a top de linha Laramie (só cabine dupla). A depender do mercado, o motor pode ser o 1.4 Fire ou o 1.3 Firefly.
Até a publicação desta reportagem, a Fiat não se pronunciou acerca da chegada da Strada à Europa. Mas fontes ligadas à marca confirmaram que pequenas apresentações da picape já aconteceram no continente. Dessa forma, resta apenas a confirmação oficial do que já temos certeza.