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Omoda terá híbrido flex no Brasil antes de Chevrolet e Volkswagen

Marca chinesa começará a vender no Brasil no início de 2025 com híbrido leve com motor 1.5 turbo com injeção direta flex

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 ago 2024, 13h00
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  • Omoda 5 mhEV
    Omoda 5 MHEV (Omoda/Divulgação)

    Em operação conjunta, as marcas Omoda e Jaecoo deixaram para iniciar a venda dos seus carros no primeiro trimestre de 2025. Pelo menos a estreia promete ser robusta, com 50 concessionárias espalhadas pelo Brasil e carro com motor híbrido flex com injeção direta.

    O carro mais barato no início das vendas será o Omoda 5 MHEV. Seu motor é um 1.5 turbo com injeção direta flex combinado com um sistema híbrido leve de 48V, que gera até 157 cv e 23,1 kgfm quando com gasolina. É o mesmo motor dos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro Hybrid – a Omoda|Jaecoo pertence à Chery Global.

    O câmbio é automático CVT com simulação de nove marchas. A marca fala em um consumo médio de 11 km/l com etanol e 16 km/l com gasolina.

    Omoda 5 EV
    Omoda 5 EV (Omoda/Divulgação)

    É um bom ganho na comparação com os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro, que até têm versões híbridas leve flex, mas com uma versão do motor 1.5 turbo com injeção multiponto, convencional, com 147/150 cv e 21,4 kgfm, também com câmbio CVT.

    O Omoda 5 tem dimensões equivalentes às de um Jeep Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, além de 378 l de porta-malas.

    Omoda 5 EV
    Omoda 5 EV (Omoda/Divulgação)

    Até o início de 2025 o Compass poderá ter uma versão híbrida leve, mas a marca chinesa ainda estará à frente de Volkswagen, Chevrolet, Renault e Honda, que já falam na eletrificação dos seus carros mas com planos de lançamento mais tardio. A Omoda pegará pronto um conjunto mecânico usado pela Caoa, mas que não fez tanta diferença na eficiência do Tiggo 5x Pro.

    Este mesmo SUV terá uma versão elétrica, chamada Omoda 5 EV. Utiliza um motor de 225 cv e 34,7 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 61 kWh. Os testes na Europa indicam que tem uma autonomia de 430 km, pelo ciclo WLTP. Será lançado simultaneamente à versão a combustão. Enquanto a versão flex terá preço ao redor dos R$ 170.000, o elétrico custaria cerca de R$ 220.000. A diferença visual entre os dois está no visual dianteiro, descartando a grade, e no acabamento melhorado nas portas.

    Jaecoo 7 PHEV
    Jaecoo 7 PHEV (Jaecoo/Divulgação)

    Junto deles, teremos também o Jaecoo 7, um SUV médio posicionado como uma opção acima ao Omoda 5. Desembarcará primeiro na versão com o motor 1.5 turbo a gasolina combinado com sistema híbrido plug-in (PHEV), de 339 cv e 52 kgfm, prometendo uma autonomia de até 1.200 km. A fabricante tem planos para uma opção com motor 1.6 turbo sem eletrificação, ainda em estudos.

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    Jaecoo 7 PHEV
    Jaecoo 7 PHEV (Jaecoo/Divulgação)
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