A Jeep prepara-se para renovar toda a sua linha carros nos próximos anos e a primeira novidade será revelada em breve. A terceira geração do Jeep Compass fará sua estreia em novembro, segundo a revista britânica Auto Express, iniciando as vendas na Europa somente em 2025.
A confirmação foi feita por Kris Cholmondeley, diretor da marca no Reino Unido, que teria dado indicações de que o novo Jeep Compass será revelado em novembro. O executivo disse que está muito animado com a próxima geração do SUV médio, que será o primeiro dos lançamentos programados para os próximos 18 meses na Europa.
Esta troca de geração está sendo trabalhada com cuidado pela Jeep, por ser um modelo bem popular em diversos mercados, inclusive no Brasil. Abandonará a plataforma Small Wide 4×4 para utilizar a nova arquitetura STLA Medium desenvolvida após a fusão com a Peugeot-Citroën, preparada para usar motores a combustão, híbridos e elétricos. A base fez sua estreia recentemente no novo Peugeot 3008 e no Opel Grandland.
Os rumores até o momento dizem que o novo Jeep Compass crescerá um pouco em relação aos 4,40 m atuais. O Peugeot 3008 pode dar uma indicação do quanto o Jeep ficará maior, pois mede 4,54 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,73 m, 10 cm a mais. Caso isto se concretize, podemos esperar um interior mais espaçoso.
A Auto Express afirma que o interior será renovado completamente, com mais tecnologia a bordo aproveitando a sinergia entre as marcas da Stellantis. Um item citado é a tela de 16 polegadas para a central multimídia, compartilhado com o Opel Grandland.
Feita para acomodar tanto um motor a combustão quanto um elétrico, a plataforma STLA Medium é uma evolução da EMP2 da PSA, tem arquitetura elétrica de 400 volts e pode receber uma bateria de até 98 kWh. Isto significa que uma recarga de 20% a 80% levaria 27 minutos e os carros podem ter uma autonomia entre 500 km e 700 km.
Os motores do Peugeot 3008 dão uma ideia do que pode ser aproveitado para o novo Compass. As versões de entrada do SUV francês usam um 1.2 turbo de 136 cv com um sistema híbrido-leve de 48V. As intermediárias trocam a motorização por um 1.6 turbo híbrido plug-in, que entrega 194 cv de potência combinada e 87 km de autonomia elétrica.
As opções elétricas são compostas por duas versões. Uma possui um único motor de 213 cv, abastecido por uma bateria de 73 kWh e com 527 km de autonomia pelo ciclo de testes WLTP usado na Europa, com uma variante com bateria de 98 kWh e 700 km de alcance. Quem quiser algo mais potente pode optar pelo SUV com dois motores elétricos, subindo a potência total para 326 cv.
Até o momento, a Stellantis não comenta sobre o lançamento da nova geração do Jeep Compass no Brasil. A fabricante anunciou um investimento de R$ 30 bilhões, para realizar 40 lançamentos até 2028 e a renovação do SUV médio deve estar nos planos. Com os atuais planos de eletrificação, o utilitário produzido em Goiana (PE) adotará uma versão híbrida logo no lançamento.