Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi RS4 Avant: uma perua de 450 cv para famílias apressadas

Novo motor V6 biturbo gera 61,2 mkgf e acelera a perua de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 set 2017, 08h10 - Publicado em 12 set 2017, 18h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carroceria alargada e rodas de 19 polegadas identificam a RS4 Avant (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

    A nova geração da RS4 Avant (herdeira espiritual e genética da mítica RS2) é uma das principais atrações do estande da Audi no Salão de Frankfurt.

    Publicidade

    A versão superesportiva da perua baseada no A4 agora traz um motor 3.0 V6 TFSI biturbo, entregando 450 cv e espantosos 61,2 mkgf – trata-se de um propulsor menor mas mais eficiente que o V8 de 4,2 litro da geração antiga, e com muito mais torque.

    Publicidade
    O nada discreto difusor de ar traseiro é acompanhado pelas ponteiras ovais (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)
    Audi RS4 Avant
    Mesmo trocando o antigo motor V8 por um V6 biturbo, ela ficou ainda mais rápida (Audi/Divulgação)
    Motor 3.0 V6 biturbo tem 450 cv (Audi/Divulgação)

    Dados liberados pela Audi informam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (0,1 segundo mais rápido do que a Mercedes-AMG C63 Estate) e velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h – ou 280 km/h se o cliente adquirir o pacote RS Dynamic Package.

    Continua após a publicidade
    Cor Nogaro Blue foi inspirada na primeira geração da RS4 Avant (Audi/Divulgação)

    A RS4 Avant é 7 mm mais baixa do que a A4 Avant convencional. A tração é integral e a transmissão é automática de oito velocidades. Opcionalmente, a perua pode vir com discos de freio de cerâmica e controle dinâmico de rodagem (que reduz a rolagem da carroceria nas curvas).

    Publicidade

    O design é um dos pontos fortes da perua. Os para-lamas foram alargados em 30 milímetros e as tomadas de ar ficaram bem maiores.

    Continua após a publicidade
    Entradas de ar do para-choque frontal são generosas (Audi/Divulgação)

    Atrás, o para-choque ganhou um extrator de ar, saídas de escapamento em formato oval (semelhante a outros modelos da linhagem RS, como o RS7) e rodas de 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Já a cor exclusiva Nogaro Blue faz referência à primeira geração do RS4 Avant.

    Publicidade
    Saídas de escapamento são ovais – outra marca registrada da linha RS (Audi/Divulgação)

    O interior tem bancos do tipo concha revestidos em couro com possibilidade de padronagem do tipo colméia (inspirada no desenho da grade frontal), volante com base achatada e o já conhecido painel digital Virtual Cockpit – que traz informações especiais de desempenho. O head up display (que projeta as informações no para-brisa) exibe informações de força g, pressão dos pneus e torque.

    Volante com base achatada, bancos do tipo concha e painel digital no interior da RS4 (Audi/Divulgação)
    Transmissão da Avant é automática de oito velocidades (Audi/Divulgação)

    Apesar de ser um veículo voltado para desempenho, a RS4 Avant tem consumo médio de 11,4 km/l e emite 199 gramas de CO2 por quilômetro rodado – uma melhoria de 17% frente a sua antecessora. Parte deste feito pode ser atribuído à redução de peso de uma geração para outra, estimada pela Audi em 80 kg.

    Publicidade
    A Audi diz que a RS4 Avant também é econômica, fazendo um consumo médio de 11,4 km/l (Divulgação/Audi)

    As vendas da nova RS4 Avant começam imediatamente em toda a Europa, partindo de 79.800 euros na Alemanha.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.