Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

VW terá Passat Bluemotion em Detroit

Sedã desacopla dois dos quatro cilindros para consumir menos

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 12h58 - Publicado em 9 jan 2014, 17h01
detroit-2014

A Volkswagen apresentará no Salão de Detroit uma versão ecologicamente correta do Passat. O Passat BlueMotion Concept leva a tecnologia de desativação de cilindros a um novo patamar, oferecendo-a pela primeira vez em um propulsor com quatro cilindros em vez de um V8 ou um V12, apenas para citar dois exemplos.

>>> Veja tudo sobre o Salão de Detroit

Pode até soar estranho, mas a VW diz que o modelo equipado com o motor 1.4 turbo (aplicado no novo Golf) pode desacoplar o segundo e o terceiro cilindros em situações que não exigem potência total, transformando-o momentaneamente em um motor dois cilindros. Todos os cilindros voltam a funcionar imediatamente assim que o motorista pressiona com mais força o pedal do acelerador.

>>> Confira a galeria de fotos

O sedã também conta com as tecnologias de desacoplamento da transmissão do Jetta Hybrid, que ajuda a poupar combustível em velocidade de cruzeiro, e start-stop. Segundo a VW, o Passat consegue rodar quase 18 quilômetros com um litro de gasolina em percurso rodoviário, contando com 150 cv sempre que necessário.

Continua após a publicidade

Publicidade