A Volkswagen divulgou o o relatório financeiro do ano fiscal de 2013 e nele foi revelado que a Porsche desfrutou de uma margem operacional de 18%. Isso significa que a marca de Stuttgart fez, em média, cerca de US$ 23.200 por carro vendido, de acordo com a publicação BusinessWeek.
A Bentley não ficou muito atrás, e a Audi (combinada com a Lamborghini) registrou uma margem de 10,1%. Isso se compara a apenas cerca de 2,9% para a marca Volkswagen.
“As marcas de luxo estão pegando fogo”, disse Dave Sullivan, analista do setor da AutoPacific. Ele disse que a margem de lucro média fica entre seis e oito por cento. Marcas como Porsche e Bentley têm a vantagem de competir em mercados rarefeitos. Compradores buscando um de seus veículos têm menos modelos para comparar e mudar de opinião, e não se importam tanto com o preço. Eles também podem cobrar mais por opções, o que aumenta ainda mais a renda, de acordo com a BusinessWeek.
Segundo os dados revelados pela Volkswagen, não devemos esperar que as vendas de carros premium comecem a cair em breve. A economia mundial está a melhorando lentamente. “À medida que as nações em desenvolvimento crescem e as pessoas começam novos negócios, há uma demanda crescente por status”, disse Sullivan.