A Volkswagen do Brasil apresentou o novo Beetle à imprensa em um evento realizado em São Paulo nesta segunda-feira (24). A marca confirmou que o nome do carro no mercado brasileiro será Fusca, revivendo assim um dos nomes mais simbólicos da história automotiva nacional.
Em relação ao New Beetle, lançado em 1998, houve diversas mudanças. Segundo a Volkswagen, o objetivo foi dar ao Fusca um visual mais esportivo, o que se nota principalmente no capô dianteiro mais longo, o perfil mais largo e e a menor altura em relação ao antecessor.
Sob o capô, o carro vem equipado com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que entrega 200 cavalos de potência. A transmissão é de seis marchas, com dupla embreagem. O conjunto vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 210 km/h.
Internamente, os bancos de couro são bicolores (preto e vermelho). O volante foi desenhado especificamente para o Fusca, contando com diversos botões de comando. Acima do sistema de navegação, podem ser vistos instrumentos auxiliares, que funcionam como indicador de temperatura do óleo, medidor da pressão do turbo e relógio com cronômetro.
Fabricado no México e exportado para diversos mercados, o Fusca será exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. No mês seguinte, deverá chegar às concessionárias. O preço oficial ainda não ter sido divulgado, mas deverá ser equivalente ao de alguns dos concorrentes no segmento, como o Citroën DS3 e o Audi A1 – aproximadamente R$ 80 mil.