Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Delivery 4×4 é “jipe” que leva 7 ton de carga a preço de picape média

Nova versão torna o Delivery o primeiro caminhão leve com tração 4x4 do Brasil e custa a partir de R$ 270.000

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 ago 2021, 09h33 - Publicado em 16 nov 2020, 12h29
DELIVERY 4X4
(Divulgação/Volkswagen)

A linha Delivery, porta de entrada dos caminhões Volkswagen, bagunçou alguns segmentos. Sua versão mais acessível é, tecnicamente, uma picape que pode ser dirigida por qualquer motorista com carteira B. A novidade é sua versão 4×4, capaz de colocar numa saia justa muita picape médio. E a diferença de preço é pequena.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Apresentado na Fenatran, em 2019, o Delivery 4×4 11.180 começa a ser entregue agora como o primeiro caminhão leve com tração nas quatro rodas à venda no Brasil. Para isso, foi necessário apelar para algumas soluções mecânicas – algumas exclusivas para ele.

DELIVERY 4X4
(Divulgação/Volkswagen)

É o caso do eixo dianteiro motriz desenvolvido pela Dana exclusivamente para o novo modelo. Ele receberá a força do motor por meio de um cardã próprio ligado à caixa de transferência Marmon Herrington de duas velocidades instalada no meio do chassi do caminhão.

DELIVERY 4X4
Caixa de transferência distribui a força entre os eixos (Divulgação/Volkswagen)

A tração 4×4 é acionada por comando no console central. Há um botão para acionar a tração 4×4 e outro para acionar a 4×4 reduzida. Sem acionamento, por meio da roda livre, é um caminhão 4×2 com tração traseira como qualquer outro Delivery. O câmbio é o manual de seis marchas.

DELIVERY 4X4
Eixo dianteiro desenvolvido pela Dana é exclusivo para essa versão (Divulgação/Volkswagen)

Há outras soluções próprias para essa versão off-road. A suspensão tem conjuntos de molas semielípticas nos dois dois eixos (os Delivery de entrada usam McPherson na dianteira), que foram reforçadas para suportar mais esforço. Não deixa de ser um conceito semelhante ao de antigos jipes, como o Toyota Bandeirante.

DELIVERY 4X4
Interior recebeu detalhes estilizados com o logo da versão (Divulgação/Volkswagen)

A altura livre do solo aumentou quase 1 cm, chegando a 19,6 cm, e os ângulos de ataque e saída passaram a 30° e aproximadamente 40°, respectivamente, contra os 20° e 28° do modelo 4×2.

DELIVERY 4X4
Botões controlam o funcionamento da tração (Divulgação/Volkswagen)

O visual aventureiro não é padrão, porém. Para-choque de impulsão, guincho elétrico, faróis extras no teto e os farol de neblina fazem parte do “Show Car Package”, um pacote opcional. Só mesmo as molduras plásticas, os bancos estilizados e os pneus para uso on e off-road fazem parte do carro padrão, que parte dos R$ 270.000 – ou 5,5% mais caro que uma VW Amarok V6, que custa R$ 256.300 em sua configuração mais cara.

DELIVERY 4X4
Equipamentos off-road mais específicos são opcionais (Divulgação/Volkswagen)

O motor não é tão potente quanto o de uma picape, Se trata do mesmo Cummins de quatro cilindros 3.8 turbodiesel que entrega 175 cv e 61,2 kgfm. A carga útil, porém, é menor: 6.930 kg contra 7.400 kg da versão 4×2. Isso não altera o PBT, de 10.700 kg.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.