Volvo lança projeto “Drive Me – Self-driving cars for sustainable mobility”

Sistema de carros autônomos será testado na Suécia

tecnologia tecnologia

tecnologia (/)

Independente do que se pensa sobre carros autônomos, essa tecnologia veio para ficar. A Volvo lançou agora um projeto piloto na cidade de Gotemburgo, na Suécia, onde os seus veículos de autônomos serão testados em vias públicas reais, junto com outros tipos de tráfego, com carros “normais”.

A Volvo chamou o projeto de “Drive Me – Self-driving cars for sustainable mobility”, uma iniciativa conjunta entre a Volvo, a Administração dos Transportes da Suécia, a Agência de Transportes da Suécia, Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo.

O grupo tem como objetivo descobrir os benefícios sociais da condução autônoma – mas há um forte indício de que a Volvo também pretende estar no topo quando essa tecnologia decolar nos próximos anos. A fabricante sueca vem testando a tecnologia autônoma há vários anos.

Além de analisar a eficiência do tráfego e a segurança rodoviária, o projeto da Volvo vai determinar os requisitos de infraestrutura, situações de tráfego adequadas para o controle autônomo, a confiança dos clientes nos veículos e como os outros motoristas interagem com um veículo autônomo. Tudo isso só será possível por meio do que Volvo descreve como “cooperação única entre as autoridades, a indústria e a comunidade acadêmica” da Suécia.

Volvo vê inúmeros benefícios para a tecnologia – melhorando as emissões de gases nas cidades, aliviando o tráfego e tornando a condução mais relaxante. Os condutores serão, no futuro, capazes de planejar suas viagens com base em uma mistura de condução manual e autônoma, fazendo viagens mais eficientes, administrando melhor o tempo – ou mesmo apenas relaxando quando estiver preso no trânsito.

O projeto piloto começa em 2014 com a pesquisa de clientes e desenvolvimento da tecnologia e da interface de usuário, mas os primeiros carros, que serão baseados na nova arquitetura da plataforma da Volvo, só chegarão em 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s