A Volvo confirmou que irá produzir um novo compacto provavelmente chamado XC40, sobre a plataforma CMA, desenvolvida em parceria com a Geely, dona da montadora sueca, após terminar a renovação da sua frota atual, de acordo com entrevista dada por Håkan Samuelsson, presidente da Volvo, em entrevista para a Autocar.
“Um pequeno utilitário está muito bem na nossa lista de desejos”, disse Håkan. “Existe uma tendência clara na diminuição dos modelos e, desta forma, queremos oferecer aos nossos clientes um SUV deste porte, mas que continue ‘premium’ por natureza”. Entretanto, Samuelsson descartou ampliar a linha de produtos por enquanto para aumentar as vendas.
“Em cerca de quatro anos o XC90 será nosso modelo mais velho e vemos a necessidade de renová-los como prioridade e não trazer algo novo. Nosso trabalho agora é crescer e ficar ainda mais rentável com o que já fazemos. Depois nós podemos partir para novidades como cupês e conversíveis”, encerrou Håkan.
Até 2020 a Volvo deve ter três linhas centrais de veículos com nome de 40, 60 e 90, sendo que todas serão oferecidas como utilitários, peruas e sedã.