Ainda no primeiro semestre, provavelmente em maio, chega a segunda novidade da VW no ano: o Up! turbo, que vai se chamar GT Up! – obedecendo ao padrão que a VW escolheu para identificar o compacto, colocando os nomes das versões antes do nome do carro.
No GT, o motor EA211 1.0 ganha turbocompressor e sistema de injeção direta, o que faz com que sua potência suba de 82 cv, na versão aspirada com injeção convencional, para cerca de 100 cv com etanol (na Europa existem três calibragens, com rendimentos de 95, 110 e 115 cv). Esse motor global 1.0 TFSI será produzido na fábrica de motores de São Carlos (SP) e poderá equipar também outros modelos da marca, como o Fox, que já tem a versão aspirada, e o próprio Gol, que está precisando de uma força extra.
A aplicação de um compressor (por turbina ou engrenagens) em um motor 1.0 é uma forma que as fábricas encontram de entregar um motor mais potente, sem aumentar o deslocamento – que, no Brasil, teria o efeito colateral do aumento das alíquotas de impostos para a empresa (IPI) e para o consumidor (IPVA). Nos anos 2000, houve duas iniciativas nesse sentido. Além da VW, com o Gol e a Parati, equipados com motor 1.0 16 V turbo, a Ford produziu o Fiesta e o EcoSport, com motores 1.0 Supercharged.