A China pode até ter adotado a tendência mundial de apostar mais em SUVs, mas os sedãs ainda têm muito espaço no país. A prova disso é o novo Volkswagen Passat Pro, uma nova geração para o sedã feita especialmente para o país, enquanto o Passat europeu existe somente na variante perua.
Apresentado durante o Salão de Chengdu (China), foi desenvolvido pela joint venture da Volkswagen com a SAIC e com uma forte inspiração no Passat europeu. A identidade visual é a mesma, com leves alterações bem pontuais no para-choque, onde as as passagens de ar falsas nas extremidades tem um formato diferente.
Este estilo é bem próximo do que temos no Virtus reestilizado aqui no Brasil, principalmente para a grade superior, bem fina e com uma linha prateada na parte superior, junto aos faróis finos em led.
A traseira é bem diferente, trazendo uma lanterna em led percorrendo toda a tampa do porta-malas. A diferença é que tem linhas mais arredondadas e uma grande quantidade luzes segmentadas na parte interna.
É um carro bem largo, com 5,00 metros de comprimento, o que é 1 cm a mais do que a geração anterior vendida na Europa e 89 mm mais longo do que o Passat Variant europeu. As demais medidas são 1,85 m de largura, 1,48 m de altura e um entre-eixos de 2,87 m.
Sua cabine está mais próxima de carros chineses de outras marcas do que da própria Volkswagen. Traz três telas lado a lado no painel, com uma de 10,3 polegadas para o painel de instrumentos, uma de 15 polegadas para a central multimídia ao centro e mais uma de 11,6 polegadas para o passageiro dianteiro. A multimídia tem um display no estilo “flutuante”, sem ser integrado ao acabamento.
A Volkswagen destaca outros detalhes do sedã, como o console central alto para facilitar o acesso ao carregador wireless para o smartphone ou os bancos com espumas extras, que podem ser ajustadas eletricamente e com ventilação, aquecimento e massagem, até mesmo para os assentos da segunda fileira.
O pacote tecnológico parece ser bem interessante. A fabricante fala de sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes, head-up display com realidade aumentada e sistemas de assistência desenvolvidos pela fabricante de drones DJI.
Não tem nenhuma surpresa na parte mecânica. Estreia equipado com o 2.0 TSI de 220 cv, movendo as rodas dianteiras e com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. No futuro, terá também o 1.5 TSI de 160 cv para uma versão de entrada. Por enquanto, a VW não fala sobre uma versão híbrida, o que é uma surpresa considerando que a China dá benefícios para os híbridos plug-in.